Só será permitido sair para comprar remédio ou trabalhar a partir de 12h de domingo (21). Município vive crise hospitalar com alta de casos e mortes e está há 5 dias com UTIs lotadas
A Prefeitura de Araraquara (SP) irá colocar a cidade em quarentena por 60 horas, proibindo circulação de carros e pessoas, fechando bancos, supermercados e postos de combustíveis de 12h de domingo (21) até às 23h59 de terça-feira (23). (veja abaixo as regras).
O decreto com as novas restrições deverá ser publicado no sábado (20). Desde segunda-feira (15), a prefeitura já havia decretado medidas restritivas no comércio da cidade.
O município vive uma crise hospitalar, com aumento de casos, internações e mortes por Covid-19 e está no 5º dia de 100% de ocupação de leitos. Somente nesta sexta foram mais 5 mortes, somando 167.
Foram confirmados 12 casos da variante brasileira do novo coronavírus na cidade. A circulação da variante que pode ter relação com a alta.
Regras do novo decreto
Só ficarão abertos farmácias e estabelecimentos de saúde. Os ônibus de transporte público não irão circular e os supermercados poderão funcionar apenas em sistema de delivery.
Os postos de combustível irão atender exclusivamente abastecimento dos serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive polícia militar.
Será permitido a circulação de pessoas para atendimento médico, comprar medicamentos e ir trabalhar.
A medida, segundo o prefeito Edinho Silva , é para conter a transmissão do novo coronavírus. Em uma live no Facebook, ele justificou a decisão:
“Estamos falando de um momento que as pessoas estão adoecendo e levando a doença para outras pessoas, estamos falando de um momento em que as pessoas estão precisando de leitos hospitalares e muitas de leitos de UTI, estamos falando de um momento que famílias estão chorando a morte de seus entes, que só nos podemos juntos podemos tirar arararaquara dessa situação.”
Fonte: G1.