Combate à dengue de Tupã foi elogiado e servirá de parâmetro para aquisição de máquina
As estratégias de combate à dengue em Tupã têm chamado a atenção de outros municípios. Na manhã desta quarta-feira (24), funcionários do Departamento de Endemias de Santo Anastácio (SP) acompanharam uma nebulização na Zona Norte da cidade e trocaram informações com o setor local.
A ação coordenada pelo diretor do Departamento de Entomologia e Endemias, Marco Antônio de Barros – Marquinho da Dengue, teve ênfase no uso da máquina minigeradora que asperge um biolarvicida para eliminação das larvas do aedes aegypti.
O equipamento pulveriza o produto biológico por até 30 metros de distância. Ele foi adquirido no começo do ano passado e, desde então, tem atraído atenção de outras prefeituras. “Essa máquina é utilizada em áreas com casos positivos de dengue porque o produto alcança locais de difícil acesso, como as calhas das casas”, informou.
Os membros da comitiva de Santo Anastácio puderam entender melhor a técnica de aplicação espacial de um larvicida biológico, e tiraram dúvidas a respeito da manutenção da máquina e da rotina de combate às endemias.
Paulo Ricardo de Souza, veterinário da Vigilância em Saúde de Santo Anastácio, afirmou que eles estudam adquirir o mesmo modelo de nebulizador utilizado em Tupã.
“Agradeço ao Marco por abrir as portas para virmos do Oeste Paulista até aqui. Achamos excepcional o trabalho que vocês estão desenvolvendo e vamos tentar fazer lá também”, declarou.
O contato entre as equipes ocorreu por intermédio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e da empresa que fornece a máquina minigeradora. Também vieram conhecer a estrutura do Departamento de Endemias de Tupã, o visitador domiciliar da Vigilância Sanitária, Robson Rodrigues da Silva; e o agente de combate às endemias, Renan Moreno Pineda.