Anvisa autorizou ensaio clínico de mais um imunizante na quinta-feira (8)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou ontem, quinta-feira, uma nova fase de testes de uma vacina contra a covid-19. O imunizante está sendo patrocinado pela empresa biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e desenvolvida pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).
Com isso o Brasil soma 3 imunizantes em fase de testes. Além da canadense, temos ainda as vacinas Pfizer da Biontech e Janssen-Cilag da Johnson.
Até o momento, possuem registro definitivo junto à Anvisa as vacinas da Pfizer e de Oxford/AstraZeneca, enquanto a Coronavac e Janssen têm autorização para uso emergencial. O Sistema Único de Saúde (SUS) aplica doses da Oxford/AstraZeneca e Coronavac.
Os ensaios clínicos são os estudos realizados em seres humanos e servem para validar a relação de eficácia e segurança do medicamento e também para novas indicações terapêuticas.
São três fases, onde são colhidas informações sobre atividade, funcionamento e segurança para que o produto possa ser liberado ao mercado e ser usado em pacientes.