Ação mobilizou equipes das Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Departamentos de Atenção Básica e de Entomologias e Endemias, e em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizaram ação integrada para a limpeza e eliminação de focos de larvas na Colônia da FEPASA. Após notificações sobre o local, a Prefeitura mobilizou os setores, que visitaram o espaço e imediatamente iniciaram os serviços necessários.
Como o local pertence a uma área com Unidade de Saúde da Família (USF), a Atenção Básica informou a necessidade de intervenção da Administração para evitar que o local se tornasse um transtorno ainda maior para a vizinhança.
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, explicou que após vistoria, foi necessário o auxílio de 4 caminhões do Meio Ambiente para a retirada de móveis, lixos e entulhos do local.
“Foi detectada a presença de inúmeros animais peçonhentos, como aranhas e escorpiões, que podem se locomover para casas vizinhas e causar acidentes. Por isso, a necessidade da retirada de qualquer material ou entulho que possa se tornar abrigo para estes e outros animais”, contou.
O Diretor do Departamento de Entomologias e Endemias, Marco Antônio de Barros – Marquinho da dengue, explicou que as equipes também realizaram a eliminação de focos de larvas no local. “Existiam inúmeros focos de larvas da dengue por toda a área, mas que já foram todos eliminados corretamente”, disse.
Marco Antônio ainda ressaltou que as notificações sobre o local foram essenciais para que a prefeitura tomasse atitudes e evitasse o aumento de casos de dengue ou de acidentes com animais peçonhentos no município.
“Temos inúmeros canais disponíveis para que a população entre em contato e cobre ações da prefeitura. Basta ligar na Ouvidoria pelo número 0800 773 1600 ou mandar mensagens pelo aplicativo WhatsApp pelo número (14) 99812-9447”, explicou.