Idosos de 69 a 71 anos devem receber a 2ª dose, faltosos também podem se imunizar
A Prefeitura de Tupã divulgou mais uma prévia do cronograma de vacinações contra a covid-19. Nesta semana, os idosos de 69 a 71 anos devem comparecer ao drive-thru da FEPASA para concluírem o esquema vacinal.
De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, cada faixa etária receberá a segunda dose em uma data diferente, sempre respeitando o intervalo de até 28 dias entre as aplicações. “Muitos estão preocupados com o tempo de espera para finalizarem a imunização. Ressalto que seguimos rigidamente o sistema de controle para administração de vacinas, por isso todos têm sido vacinados no prazo correto”, afirmou a diretora.
Na próxima segunda-feira (19), a campanha será voltada aos idosos de 71 anos. Eles precisam ir à tenda de imunizações, das 8h às 16h, com a carteirinha que registra o dia de aplicação da primeira dose e o tipo de vacina recebida.
Terça-feira (20), será a vez da população de 70 anos receber a segunda dose da CoronaVac, lembrando que o intervalo entre as doses dessa vacina varia de 21 a 28 dias. Já na quinta-feira (21), o público-alvo de 69 anos não pode deixar de comparecer, seja de carro ou não, uma vez que a vacinação é aberta a todos que estão aptos na etapa em vigor.
O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi informou ainda que muitas pessoas perdem a data marcada para vacinação do grupo ao qual pertencem e, para que a campanha atinja o máximo de pessoas possível, a Secretaria de Saúde tem aberto novas chamadas.
Dessa forma, na quinta-feira (22), os idosos a partir de 66 anos que perderam a primeira ou a segunda dose, e os profissionais da educação básica acima de 47 anos que faltaram à vacinação, podem comparecer ao drive-thru, das 8h às 16h.
“Há casos de pessoas que não foram porque não ficaram sabendo, ou por algum imprevisto. Além disso, recomenda-se o adiamento da vacinação para as pessoas com sintomas respiratórios, estejam elas com Covid ou não, até que haja recuperação clínica total. Sendo assim, darmos outra oportunidade é essencial para conquistarmos nosso objetivo”, explicou.
Aos trabalhadores da educação ressalta-se que além da obrigatoriedade de apresentação do RG e do CPF, é necessário levar os dois últimos holerites e o comprovante VacinaJá/ Educação, emitido no sistema de cadastro vacinaja.sp.gov.br/educação.
A campanha Vacina Contra a Fome também continua, e o prefeito Caio Aoqui destacou a importância da doação de alimentos neste momento de crise mundial. “Aqueles forem se vacinar podem levar um quilo de alimento não perecível e ajudar a reduzir o aumento no índice de insegurança alimentar decorrente do impacto da pandemia na vida de inúmeras famílias. A adesão não é obrigatória, mas produz resultados transformadores”, comentou.