Imunização está prevista para segunda e-feira na FEPASA
A Prefeitura de Tupã informa que na próxima segunda (3) e terça-feira (4) a 2ª dose da vacina Oxford/Fiocruz será aplicada nos profissionais que atuam na Casa da Criança, em médicos, enfermeiros, dentistas, coveiros e funcionários das Residências Inclusivas vacinados há cerca de 90 dias.
De acordo com a diretora de departamento de Vigilância em Saúde, a conclusão do esquema vacinal poderá ser feita das 8h às 16h, no drive-thru instalado na antiga FEPASA (atual Núcleo Escola de Segundo Turno e Polo Univesp).
“É muito importante que esses profissionais compareçam à tenda de vacinação com o CPF e a carteirinha de recebimento da primeira dose. A obrigatoriedade de apresentação do documento é uma forma de controle da campanha, e para a própria pessoa ter em casa um comprovante de imunização”, comentou Joselaine.
Até sexta-feira (30), mais de 8 mil tupãenses estavam imunizadas com a segunda dose que protege contra a covid-19. O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, ressalta que as pessoas que concluíram o esquema vacinal não podem deixar de seguir as recomendações de segurança para controle da doença.
“O efeito da vacina não é imediato. O organismo só estará completamente protegido cerca de 15 dias após a aplicação. Mesmo imunizados, todos devem usar máscara de proteção, higienizar as mãos regularmente e evitar aglomerações”, afirmou.
Os especialistas estimam que a normalidade poderá ser retomada quando aproximadamente 90% da população brasileira estiver imunizada. Em tupã o percentual de imunizados com a primeira dose é de 22,8%.
Segundo o prefeito Caio Aoqui, a campanha municipal ainda não registrou interrupções graças ao planejamento das equipes da Secretaria de Saúde.
“Houve cidades que perderam a data de validade das doses. Mas, em Tupã, conforme dados do Vacinômetro, já aplicamos 91% das doses recebidas, esta marca comprova nosso excelente aproveitamento dos frascos”, elogiou.