O líder sindical tupãense Amauri Mortágua vai participar do evento nacional organizado para promover uma reinvenção do sindicalismo, que irá reunir grandes nomes do direito do trabalho, pesquisadores e outras autoridades sobre o tema.
A iniciativa é do Fórum de Promoção da Liberdade Sindical da 15ª Região (FPLS-15), Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15a. Região e do Ministério Público do Trabalho e será transmitida ao vivo nesta sexta-feira (7), a partir de 9 horas, pelo canal do FPLS-15 no YouTube (youtube.com/fpls15), pelo perfil do Fórum no Facebook e, simultaneamente, pelo canal da Escola Judicial do TRT-15 no YouTube (youtube.com/escolajudicialtrt15).
“Vivemos um momento delicado, que pede por um alinhamento na busca de alternativas para o fortalecimento do movimento sindical. Por isso, este evento é tão importante”, destacou o presidente do Sincomerciários Tupã e da UGT-SP, Amauri Mortágua, que irá representar a Central Sindical paulista e o Forum de Promoção da Liberdade Sindical da 15ª Região na abertura do ciclo de apresentações.
De acordo com os organizadores o foco principal é travar discussões que coloquem em perspectiva o futuro do mundo sindical, bem como a própria manutenção das entidades representativas dos trabalhadores, em face das mudanças legislativas e outras decorrentes do contexto de crise política e econômica, que estão obrigando os sindicatos a mudarem de postura.
Segundo a programação já confirmada, o evento contará, em sua mesa de abertura, com a presença do procurador-geral do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, juntamente com a presidente do TRT-15, Amarylis V. Oliveira Gulla, com o desembargador e diretor da Escola Judicial do TRT-15, João Batista Martins César, e do presidente da UGT/SP, Amauri Mortágua.
Serão realizados 4 painéis expositivos e de discussão, com os seguintes temas:
- “Formação Histórica do Movimento Sindical” (9:30),
- “Liberdade e Autonomia Sindical” (10:30),
- “Financiamento Sindical” (14:00) e
- “Negociação Coletiva em Tempos de Crise” (15:30).
Participarão dos painéis representantes de Centrais Sindicais e outras entidades representativas, procuradores, juízes e acadêmicos.
Palestrantes de alto nível, que são doutrinadores da área no Brasil e no exterior, como o Ministro Maurício Godinho Delgado, professor da UDF/DF e Mauricio César Arese, da Universidad de Córdoba, estão entre os que se participam do evento.
“O tema interessa a entidades representativas, de trabalhadores, de empresários (patronal), de profissionais liberais e de autônomos e, dada a importância dos participantes, é um evento que, com certeza, terá grande repercussão”, avaliou Amauri.