Etapa da campanha contra a covid-19 contempla grupos definidos pelo Ministério da Saúde
A etapa da vacinação contra a covid-19 que inclui grupos prioritários com comorbidades já começou em Tupã. E a Secretaria de Saúde enfatiza que documentação necessária para ser contemplado com a primeira dose do imunizante deve conter o CRM e a assinatura de um médico.
A comprovação compulsória permite identificar o público que realmente pertence ao grupo prioritário determinado pelos Planos Nacional e Estadual de Imunizações.
“O comprovante da condição de risco deve ser um documento atualizado, sem rasura e com assinatura e carimbo do médico. O número do CRM do profissional que atestou a comorbidade será lançado no cadastro do vacinado, e sem este número é impossível receber a dose nesta fase da campanha”, explicou a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha.
A Secretaria de Saúde de Tupã disponibilizou um formulário com a lista de comorbidades que serão atendidas nesta etapa de imunizações. O documento deverá ser preenchido exclusivamente por um médico, e pode ser gerado clicando no banner principal do site oficial da prefeitura.
Além disso, os contemplados só podem comparecer aos locais de vacinação nos dias e horários marcados. “A partir de hoje, terça-feira (18), vacinaremos doentes crônicos e cardiovasculares de 50 a 54 anos, desde que respeitando os calendários divulgados anteriormente”, enfatizou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marqui.
Os públicos aptos a serem vacinados precisam se atentar às suas respectivas documentações obrigatórias. Portadores de deficiência permanente, por exemplo, precisam apresentar no dia agendado para a vacina o comprovante de Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Assistência Social.
Para evitar filas e aglomerações na hora de se vacinar, é importante fazer o pré-cadastro em vacinaja.sp.gov.br/. Para consultar informações sobre os públicos prioritários e a agenda de vacinações acesse www.tupa.sp.gov.br.