Ao assumir o mandato no início deste ano a Administração Pública da cidade de Queiroz imediatamente intensificou as ações de combate ao coronavírus, com a divulgação ampla dos boletins epidemiológicos, protocolos técnicos e informações pertinentes a prevenção da covid 19.
“Informar a população para que ela fique ciente da real situação no município, para que entenda que ela faz parte da solução e principalmente saiba como deve agir, é essencial para a eficácia de qualquer ação de prevenção, seja coronavírus, dengue. A nossa gente é o nosso bem mais precioso”, destacou o Prefeito Rodrigo.
Mesmo em meio a grande proliferação de novas variantes em todo o território nacional, variantes que são mais contagiantes e letais, a taxa de letalidade no município é de 0,91%, com 3 óbitos entre os 329 confirmados, o que confirma que a busca pela redução da transmissão e dos índices de mortalidade em Queiroz está alinhada com as melhores práticas internacionais.
Além do trabalho informativo, iniciou a sanitização das áreas públicas, aplicou decretos restritivos em momentos necessários e um lockdown em conjunto com as demais cidades da região, ao mesmo tempo que investia na área da saúde.
Mais estratégias usadas para evitar o colapso do sistema de saúde:
- Atendimento a demanda espontânea;
- Notificação imediata dos casos suspeitos de síndrome gripal;
- Diagnóstico e tratamento imediato (precoce) através da testagem rápida com teste de swab antígeno;
- Monitoramento dos suspeitos, positivos e contactantes;
- Compra de EPIs para profissionais da saúde;
- Dispensação de totens com àlcool gel nos estabelecimentos públicos;
- Visita ao comércio local e orientação sobre decreto municipal vigente;
- Ronda diurna e noturna nas ruas da cidade evitando aglomeração e
- Orientação constante.
Medidas que fazem parte das ações que colaboraram muito para fazer do município uma referência no controle da doença na região. A Administração Municipal também está empenhada em acelerar o processo de imunização e trabalha para trazer mais vacinas para toda a população.
A necessidade de contar com a colaboração da população continua exigindo esforços para reforçar as recomendações de segurança, que passa pelos mesmos cuidados básicos do início da pandemia: manter as medidas de distanciamento social, evitar aglomerações, fazer uso de máscara e higienizar as mãos com frequência.