Na manhã desta quinta-feira, 17/06/21, a Receita Federal e a Polícia Federal cumprem um mandado de busca e apreensão (MBA) em um estabelecimento comercial em Birigui/SP que vendia produtos importados irregularmente adquiridos na região da Tríplice Fronteira.
O inquérito policial teve início com a prisão em flagrante do condutor de uma embarcação que trazia produtos contrabandeados (de importação proibida) e descaminhados (importados irregularmente, sem o devido pagamento de tributos) da Argentina para o Brasil, introduzidos por Foz do Iguaçu.
Durante a investigação, constatou-se que parte dos produtos eram frequentemente encomendados por uma pessoa dona de um estabelecimento comercial em Birigui/SP. Produtos como smartphones, eletrônicos diversos, perfumes, vinhos e azeites argentinos eram anunciados nas redes sociais do alvo.
Participaram da ação três Auditores-Fiscais e um Analista-Tributário da Receita Federal, além de quatro Policiais Federais.
Os produtos eventualmente encontrados no estabelecimento sem comprovação da regular importação serão apreendidos e encaminhados à Delegacia da Receita Federal de Bauru/SP.
Os investigados poderão responder pelo crime de descaminho, com pena máxima prevista de quatro anos de reclusão.
Fonte: Receita Federal