A Prefeitura de Tupã apoia ações voltadas ao bem-estar da população idosa do município, por isso, a Secretaria de Assistência Social aderindo à Campanha Junho Violeta, alerta e incentiva a população a agir contra situações de abuso e violência que coloquem os idosos em risco.
De acordo com a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Jaqueline Vieira, as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância de denunciar casos de maus tratos contra pessoas mais velhas.
“Esse período de pandemia deixou a população vulnerável ainda mais propensa a sofrer calada, e sem conseguir apoio. No entanto, o município conta com uma rede socioassistencial de atendimento, visando a qualidade de vida e a proteção da pessoa idosa”.
O Creas é responsável pelo atendimento de casos para Proteção Especial de Média Complexidade, ou seja, auxiliando vítimas da violação de direitos, como abandono, agressão e negligência. Segundo a coordenadora da unidade de Tupã, o Creas compõe um Sistema de Garantia de Direitos e realiza a articulação intersetorial para proteção e superação da situação de risco.
Dentro dessa rede há oferta de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras Sul e Leste), que em razão das normas para enfrentamento do coronavírus tem realizado atividades de forma remota.
Imagem: reprodução internet
“Atualmente o município possui os Serviços de República para idosos, Vila Dignidade e Conjunto Habitacional da Melhor Idade que atende 40 idosos em situação de vulnerabilidade social e vínculos familiares fragilidades ou rompidos. Na Proteção Social Especial de Alta Complexidade possuímos as Instituições de Longa permanência para idosos Casa dos Velhos e o Acolhimento Provisório”, exemplificou a secretária de Assistência Social, Patrícia Fernandes.
Essa estrutura socioassistencial visa assegurar os direitos fundamentais dessa parcela da população. Segundo prevê a lei 10.741/2003, do Estatuto do Idoso, impor condições degradantes ou de privação de cuidados fundamentais que coloquem em risco a vida ou a saúde é crime.
“Queremos mobilizar a sociedade para denunciar qualquer violência contra os mais velhos. O Dique Direitos Humanos (100) aceita denúncias de todo o país, e em Tupã é possível ligar para a Delegacia de Defesa da Mulher (3491-6505). Assim como para o Creas (3491-5370), que está à disposição para prestar atendimento e esclarecer dúvidas”, concluiu a secretária.