Conforme divulgado em coletiva de imprensa realizada na cidade de Tupã na manhã desta segunda-feira (12), em conjunto com as cidades de Arco-Íris, Bastos, Herculândia, Iacri, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana e Rinópolis, pertencentes à Diretoria de Ensino de Tupã e região, será editado decreto para normatizar a retomada das aulas e demais atividades de instituições de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, nas esferas municipal, estadual, conveniadas e particulares. Os municípios de João Ramalho e Rancharia poderão aderir a decisão também.
Cronograma de retorno das atividades
- Educação Infantil (Creche) 0 (zero) as 3 (três) ambos não retornarão às aulas presenciais no ano letivo de 2.021;
- Educação Infantil (Pré Escola) 4 (quatro) e 5 (cinco) anos retornarão a partir do 4º Bimestre (8 de outubro de 2.021);
- Ensino Fundamental – I (1º ao 5º ano) retornarão a partir do 4º Bimestre (8 de outubro de 2.021);
- Fundamental – II (6º ao 9º ano) retornarão a partir do 4º Bimestre (8 de outubro de 2.021);
- Ensino Médio retornarão a partir do 4º Bimestre (8 de outubro de 2.021);
- Ensino Superior retornarão a partir de 1º de setembro de 2.021.
Ainda segundo informado, várias medidas de segurança deverão ser respeitadas
É obrigatória a adoção, por todas as Instituições de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, dos protocolos sanitários específicos para o setor da educação, aprovados pela Secretaria de Estado da Saúde, em especial:
- A aferição da temperatura corporal de todos aqueles que adentrarem ao estabelecimento de ensino, inclusive de funcionários e alunos;
- Disponibilização de álcool em gel a todos que adentrem ou permaneçam no estabelecimento de ensino;
- Disponibilização de tapete sanitizante na entrada do estabelecimento de ensino;
- Utilização de máscaras de proteção facial por todos aqueles que adentrarem ou permanecerem no estabelecimento de ensino, inclusive no interior das salas de aula e nos intervalos;
- Manter distanciamento de, no mínimo, 1,0 m entre mesas e cadeiras no interior das salas de aula.
A utilização dos bebedouros deverá ser realizada por meio de utensílios como garrafas ou copos de uso pessoal, os quais deverão ser levados individualmente pelos alunos e funcionários do estabelecimento, sendo vedado o consumo por meio de utensílios compartilhados ou diretamente no bebedouro.
Os protocolos estão disponíveis no sítio eletrônico www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp.
A decisão foi embasada na melhora da situação da pandemia em nossa região. O decreto será divulgado na terça-feira (13) em cada cidade participante.
O Prefeito Rodrigo, da cidade de Queiroz, destacou que com o avanço da vacinação em toda a região é possível que a volta às aulas seja feita de forma segura. “Queiroz está entre as cidades com a taxa de letalidade mais baixa em todo o estado, estamos trabalhando firme para imunizar toda a nossa população e esperamos que em breve a vida possa retornar a sua normalidade”.