Ações de conscientização são ampliadas neste mês de julho
No mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Tupã orienta sobre a importância da testagem para que diagnóstico e o tratamento sejam precoces. A hepatite é uma doença silenciosa que já está em estágio avançado quando os sintomas aparecem, por isso a necessidade de fazer exames de rotina.
Para evitar aglomerações, o Ambulatório Municipal de Moléstias Infecciosas agenda pelo telefone (14) 3491-5640 testes para detectar a doença, principalmente em caso de exposição a situações de risco.
“O ambulatório está à disposição para a população que quiser realizar os testes, não só de Hepatite B e C, mas também de Sífilis e de HIV”, comentou a coordenadora e enfermeira do programa, Anaille Genovez.
Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses torna-se crônica e causa danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras são alguns dos sintomas. A Hepatite A não possui potencial para as formas crônicas, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo.
Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, a prevenção é muito fácil. “Usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos cortantes como lâminas, material de manicure e pedicure, agulhas, e exigir a esterilização em estúdios de tatuagem, por exemplo”. Para evitar a transmissão de mãe para filho, toda grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites.
Apenas a Hepatite B possui vacina, e a imunização só é efetiva quando se toma as três doses com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
O Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã fica na rua Nhambiquaras nº 432, possui uma equipe multiprofissional atendendo das 7h às 17h e é referência para mais 16 municípios da região. Dúvidas também devem ser tiradas por telefone.