Muitas pessoas produzem conteúdos e oferecem serviços por meio das redes sociais. Algumas delas têm toda uma estrutura no perfil do Instagram como por exemplo: logo, bons serviços e uma rede de contatos considerável. Desta forma, é possível transformar essa rede em uma marca? Sim! Veja como.
O Instagram é uma ferramenta que divulga o trabalho de diversos brasileiros e alcança maior número de “clientes”. Entretanto, muitos não se atentam em registrar uma marca ou, por desconhecimento, acreditam que não é possível legalizar a sua rede perante a Propriedade Industrial. Por isso, a Padma Marcas e Patentes desenvolve um trabalho especializado para esclarecer e auxiliar produtores de conteúdo a criarem e protegerem o seu negócio.
Entre as vantagens do registro estão: evitar cópias do nome do seu negócio e trazer credibilidade, aumentando a confiança do seguidor ao contratar algum tipo de serviço. Este caminho também elimina o risco de um terceiro registrar o “nome” antes de você Quando isso acontece, você perde todos os direitos sob a marca, mesmo estando há anos no mercado. A lei de Propriedade Industrial é clara, a marca pertence àquele que registra-la primeiro e provar que está utilizando-a a mais de seis meses. Por isso, é preciso atenção.
O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) permite que a Pessoa Física registre a sua marca, o que torna mais fácil para o microempreendedor ou aquele que atua sozinho no Instagram.
*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.