Os vereadores Alexandre Scombatti, Israel Velloso da Silva Neto e Paulo Henrique Andrade, acompanhados do diretor da Unesp de Tupã, Pedro Cataneo, se reuniram com o prefeito Caio Aoqui na semana passada para debater a expansão do câmpus local.
O encontro foi marcado com o objetivo de buscar alternativas para permitir que o processo ocorra de maneira rápida, uma vez que a região na qual está inserida a unidade passa por um processo de urbanização acelerada.
”Com a expansão geográfica, nosso terreno está ficando encapsulado, por isso é importante que as novas áreas sejam anexadas ao câmpus dentro do menor espaço de tempo possível”, destacou Pedro Cataneo.
De acordo com o diretor da Unesp, as negociações sobre aquisição dos terrenos estão em estágio adiantado, mas é preciso celeridade para finalizar este processo.
O vereador Alexandre Scombatti destacou que garantir suporte à Unesp é um investimento com retorno garantido. “Um câmpus mais completo permite expansão não somente das atividades de pesquisa, mas pode permitir um aumento no número de cursos, o que seria extremamente benéfico não somente para Tupã, mas para toda região”, analisou.
“Hoje, o trabalho realizado pela Unesp de Tupã beneficia produtores de vários setores, não somente em nosso município. Com a expansão do câmpus, novos investimentos serão possíveis, tornando o trabalho de pesquisa da universidade ainda mais significativo com relação ao impacto positivo que provoca”, destacou o vereador Israel Velloso da Silva Neto, o “Tutu”.
Organizador do encontro, o vereador Paulo Henrique Andrade destacou que os parlamentares estão otimistas quanto ao desfecho do processo. “A prefeitura já sinalizou positivamente e acreditamos que as negociações vão caminhar de maneira acelerada. Desde que passou a funcionar em nossa cidade, a Unesp tem sido parceira imprescindível em uma série de trabalhos que ajudam no crescimento e desenvolvimento do agronegócio em toda região, por isso estamos apoiando este trabalho”, frisou.
Na sessão da última segunda-feira tramitou pela Câmara indicação assinada por todos os vereadores que pede ao prefeito Caio Aoqui agilidade na aquisição e posterior destinação das áreas para que a Unesp possa expandir o câmpus.
No documento, ainda, os vereadores sugerem ao presidente do Legislativo, Eduardo Akira Edamitsu, que, se for necessário, utilize parte do duodécimo que a Câmara devolve todos os anos ao Executivo para a compra dos terrenos.
Fonte: Diário Tupã