Equipes das Unidades fazem orientações sobre a importância da amamentação dos bebês
No mês de agosto é lembrada a importância do aleitamento materno, e a campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Assim, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância do leite materno para o desenvolvimento dos bebês em seus primeiros anos de vida.
Para reforçar esta importância, de 1º a 7 de agosto, a Secretaria responsável comemorará a Semana Mundial do Aleitamento Materno com a participação das equipes de todas as Unidades de Saúde do município, que darão orientações para as mães da ala maternal da Santa Casa e para as mães que já estão com os seus bebês em casa.
Mesmo com a pandemia e a não realização de palestras e outros eventos como em anos anteriores, a Prefeitura preparou um presente para todas as mães e famílias que cuidam de bebês nos seus primeiros meses de vida, como explica a diretoria do Departamento de Atenção Básica, Simone Veronez Bauer.
“Por se tratar de um tema tão importante para a vida e o desenvolvimento das crianças, faremos orientações sobre os principais cuidados e agendamentos dos primeiros exames e avaliações, como o teste da orelhinha, teste do pezinho, avaliação com pediatras e as primeiras vacinas. Além disso, reforçaremos a importância do ato de amamentar e sobre todos os benefícios que o aleitamento traz para a saúde do bebê e também para a mãe”, contou.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Miguel Ângelo de Marchi, explicou que mesmo com a pandemia o contato com as famílias e com os recém nascidos não foi prejudicada, e que as equipes tomam todos os cuidados para fazer as orientações nas casa sem aumentar as chances de infecção pela Covid-19.
“Também com a pandemia, muitas mães se preocuparam com a amamentação em caso de infecção por coronavírus e consequentemente poder passar para os bebês. No entanto, não há constatações científicas significativas sobre a transmissão do coronavírus por meio do leite materno e, por isso, não é recomendada a suspensão do aleitamento materno nestes casos. Lembrando que a amamentação deve ocorrer desde que a mãe deseje e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo”, informou.
O prefeito Caio Aoqui ressaltou que em Tupã as questões voltadas aos recém-nascidos são trabalhadas durante todo o ano pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Saúde da Família (USFs), que ajudam a promover ações voltadas ao crescimento saudável do bebê, acompanhando as famílias e orientando-as sobre os benefícios do aleitamento.
“A campanha deste ano traz como principal mensagem a de que precisamos nos unir para promover cada vez mais os benefícios da amamentação, e em nossa cidade faremos ainda mais, tendo em mente que o aleitamento materno garante a sobrevivência, a saúde e o bem-estar das crianças e de suas famílias”.
O vice-prefeito Renan Pontelli reforçou que as Unidades de Saúde do município estão durante todo o ano disponíveis para receberem as famílias.
“Muitas pessoas contam que suas experiências com a amamentação foram momentos muito importantes, pois envolve atenção, amor, carinho e muito cuidado, além de paciência, pois não é um momento tão fácil. Por isso, informamos que todas as mães podem procurar as Unidades de Saúde para buscarem ajuda, pois as equipes de enfermagem estarão preparadas para ampararem e auxiliarem neste momento tão único”, reforçou.