Uma aeronave Air Tractor, modelo AT+502B, prefixo PR-FNO, apreendida na cidade de Campo Novo do Parecis – MT, pela DISE de Tupã, foi depositada ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e assim será utilizada para o combate a incêndios naquele estado.
Após a apreensão do avião, em desdobramento da Operação Conexão, desenvolvida pela DISE, o Comando do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais entrou com contato com a Polícia Civil de Tupã para verificar a possibilidade de depositar a aeronave àquela instituição, justificando que o modelo do avião é propício para conter as chamas, principalmente em áreas de floresta.
Com a concordância do Doutor Flávio Delgado de Melo, Delegado de Polícia da DISE, foram então mantido contatos com representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, de forma a viabilizar o depósito do avião apreendido.
Após os trâmites legais, a aeronave passará a fazer parte da “Esquadrilha Arcanjo”, como é chamado o grupo especializado do Corpo de Bombeiros mineiro, ficando sob reponsabilidade daquela instituição a manutenção e guarda do avião.
“O uso do avião pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais nos deixa contente, uma vez que, permanecendo onde estava apreendido, estaria deteriorando, sem uso e até mesmo sob risco de ser subtraído. Assim, com as investigações relacionadas à Operação Conexão em andamento, estamos certos que a aeronave estará servindo a sociedade mineira. Agradeço a disponibilidade dos representantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, os quais, prontamente entenderam como importante e coerente o pleito. Ainda, parabenizar o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, na pessoa do Ten. Cel. Alyson Alexandre Tiago Malta que, juntamente com sua equipe, todos extremamente empenhados e dedicados, esteve em nossa cidade para formalizar o pedido”.