Foto: Adilson Junior
O Prefeito Caio Aoqui divulgou o cronograma de vacinação dos adolescentes de 12 e 13 anos de idade portadores de comorbidades. Todos na faixa etária que possuam doenças crônicas ou cardiovasculares, gestantes, puérperas e portadores de deficiência serão imunizados na segunda-feira (23), a condição de risco deve ser comprovada por laudo médico. De acordo com a publicação, esse grupo prioritário será vacinado na Unesp, das 8h às 16h, na data definida.
Os pais ou responsáveis precisam providenciar a documentação obrigatória. No site www.tupa.sp.gov.br/comorbidades está disponível um modelo de formulário de comorbidades que deve ser preenchido e carimbado por um médico. Também é necessário portar o CPF e um comprovante de residência em nome dos responsáveis.
Conforme recomendação do Ministério da Saúde, caso os responsáveis legais não possam acompanhar os adolescentes até o ponto de imunização, eles deverão assinar um Termo de Assentimento Livre e Esclarecido em duas vias, também disponível no site da prefeitura (www.tupa.sp.gov.br/assentimento).
Segundo o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, “para a vacinação, o menor desacompanhado entregará aos vacinadores o termo devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsável, um documento para atestar identidade e faixa etária e o comprovante de endereço.
Sempre que possível, a população apta a participar da Campanha de Vacinação contra a covid-19 pode preencher o formulário no site www.vacinaja.sp.gov.br e doar um quilo de alimento ou item de higiene pessoal e limpeza para colaborar com a montagem de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Assim como para as demais faixas etárias com comorbidades, para receber a primeira dose da vacina é obrigatório apresentar laudo médico que ateste a patologia. A Prefeitura de Tupã disponibilizou em seu site oficial um modelo de formulário que deve ser preenchido e carimbado por um médico (www.tupa.sp.gov.br/comorbidades).
O documento deve ser apresentado no dia da vacinação, sem o laudo assinado por um profissional e o número do CRM dele não será possível receber o imunizante. Também será necessário apresentar o CPF e o comprovante de residência em nome do responsável legal.
Os menores de idade receberão a dose da Pfizer, único imunizante com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação em pessoas até 17 anos.
“Conforme orientação do Programa de Imunização do Estado de São Paulo devemos priorizar jovens com comorbidades, deficiências, as gestantes e puérperas. Neste momento, a vacina mRNA contra a COVID-19, conhecida como Pfizer, é o único imunobiológico destinado à vacinação deste público”..
O uso da Pfizer foi aprovado após estudos desenvolvidos no Brasil, que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse grupo, e desde que seja feita administração das duas doses no intervalo de 12 semanas.
Segunda dose de Coronavac para população entre 30 e 32 anos
A 2ª dose para os cidadãos de 30, 31 e 32 anos de idade que tomaram o imunizante Coronavac também estará disponível na segunda-feira (23), mas na Tenda da FEPASA, das 8h às 16h.
“Se vacine. Leve seus filhos para vacinar!” finalizou o Prefeito Tupãense.