A Secretaria de Saúde de Tupã informa que encaminhará para a Diretoria Regional de Saúde de Marília (DRS – XI) 28 frascos dos lotes interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da vacina CoronaVac que estavam disponíveis para aplicação no município.
A devolução será feita conforme determinação da Anvisa enviada ao Governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (22). A suspensão de especificamente 25 lotes da vacina em todo o estado é uma medida cautelar, pois o laboratório Sinovac, responsável pelo envase, não recebeu vistoria da Anvisa para comprovação da fabricação em condições satisfatórias.
Ressalta-se que a Prefeitura de Tupã não registrou nenhum efeito adverso em pessoas que receberam a CoronaVac dos lotes suspensos.
Seguindo a recomendação do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado, todas as pessoas vacinadas com essas doses foram identificadas pela Vigilância Epidemiológica por meio do VaciVida, sistema informatizado de controle interno da campanha paulista contra a covid-19, para monitoramento nos 30 dias seguintes à data de aplicação.
O Butantan esclareceu em nota que os imunizantes são seguros e passaram por um rigoroso teste de controle de qualidade do próprio instituto. Ainda não há orientações para os municípios sobre a necessidade de reaplicação de vacina.