Para tomar a vacina da gripe é obrigatório apresentar RG, CPF, a caderneta de vacinação comum, e o comprovante da campanha contra a covid-19.
A Secretaria de Saúde recebeu 5 mil doses de vacinas contra a Influenza da Rede de Vacinação Imunne – Tupã. Com o fim da campanha contra a gripe comum pelo Ministério da Saúde, o município de Tupã retoma a imunização nas Unidades de Saúde nesta segunda-feira (27).
De acordo com a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, todos as Salas de Vacina da Atenção Básica foram reabastecidas e já estão atendendo a população. “Muitas pessoas sem comorbidades procuraram pelos postos depois de esgotadas as doses da Campanha Nacional de Vacinação, graças a essa doação temos vacina suficiente pra contemplar quem não conseguiu participar antes”, declarou.
Os postos de Tupã atendem das 7h30 às 16h30, nos distritos de Parnaso, Varpa e Universo o atendimento ocorre das 8h às 15h30. Para tomar a vacina da gripe é obrigatório apresentar RG, CPF, a caderneta de vacinação comum, e o comprovante da campanha contra a covid-19.
“A vacina produzida pelo Instituto Butantan protege desde 2019 contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul. A vacina reduz casos graves da doença e facilita o descarte de diagnóstico por síndrome gripal em casos suspeitos de covid-19”, declarou o secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi.
O médico ressaltou ainda ser essencial verificar se já passaram 14 dias da aplicação da dose contra a covid-19 antes de receber o imunizante. Quem recebeu apenas a primeira dose da CoronaVac deve esperar a conclusão do esquema vacinal para ser vacinado contra a Influenza. Os idosos e imunossuprimidos vacinados com a dose extra da campanha contra a covid-19 também precisam esperar duas semanas.
No caso dos contemplados com doses de intervalo entre 8 e 12 semanas, é possível intercalar os imunizantes, desde que respeitado o prazo de 14 dias.