Tutores devem marcar por telefone uma data para imunização
O Departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Tupã, inicia nesta quarta-feira (20) o agendamento da vacinação antirrábica. A imunização de cães e gatos a partir de três meses de idade será de terça a quinta-feira, conforme o dia e o horário marcados.
O chefe de setor de CCZ, Robison Luis, explica que para agendar a aplicação da vacina contra a raiva, o tutor precisa ligar na Secretaria de Saúde (3404-2202), das 8h às 11h ou das 13h30 às 16h. “Como não há mais o mutirão de fim de semana pela campanha estadual, começaremos neste mês a disponibilizar doses conforme a demanda”, explicou.
Caso o dono não possa comparecer no dia reservado, a diretora de Departamento de Vigilância em Saúde, Joselaine Pio Rocha, pede que a desistência seja informada ao CCZ com antecedência. “Se a pessoa não puder ir naquele dia, poderemos adiantar a vacina de outro animal”.
Os gatos devem ser levados em gaiolas próprias para transporte individual e os cachorros precisam estar de coleira ou guia, e de preferência, com focinheira. Também é importante não esquecer da carteirinha de vacinação dos animais que já participaram de ações anteriores.
A vacinação antirrábica será na sede do CCZ, Vicinal São Gonçalo S/N, conforme a data agendada. O secretário de Saúde, dr. Miguel Ângelo de Marchi, informa que embora a raiva em animais domésticos esteja controlada, a vacinação deve ser feita anualmente, protegendo os cães, gatos e, por consequência, os seres humanos.
“Se o seu bichinho não completou ainda três meses, aguarde um tempo. O vírus Lyssavirus, causador da raiva, é transmitido pela saliva dos mamíferos contaminados, seja por mordidas, lambidas ou arranhões e felizmente não houve registros de casos nos últimos anos”, afirma.