Prezados (as) Diretores (as),
É com grande satisfação que convidamos todas as unidades escolares a acompanharem a transmissão ao vivo, dia 17/11/2021 da contação de histórias.
A transmissão será realizada a partir das escolas EE Águia de Haia e EE Dr. Irineu Buller Almeida, conforme todos os horários disponíveis acima. Assim cada escola pode organizar-se para oportunizar aos estudantes que atendem essa experiência.
Sugerimos que as escolas de Anos Finais e Ensino Médio acompanhem a programação destinada a EE Águia de Haia e que as escolas de Anos Iniciais acompanhem a programação destinada a EE Dr. irineu Buller Almeida.
Link para acesso a transmissão pelo youtube: https://youtu.be/SSNIv5mOXow
Ressaltamos que essa iniciativa faz parte da ação Caminhos da Liberdade – Trilha Antirracista – DER Tupã, que tem como principal objetivo subsidiar ações estruturantes de fortalecimento da formação continuada tendo em vista a consolidação de uma Educação Antirracista.
CAMINHOS DA LIBERDADE
Podemos construir uma educação antirracista? Como enfrentar o racismo no universo infantil? Podemos ensinar o respeito às diferenças? Por onde começar? Do ambiente escolar à rede familiar, da programação de televisão aos brinquedos e brincadeiras, é preciso apresentar às crianças um mundo diverso, inclusivo e acima de tudo igualitário. Esses são os primeiros passos para assegurar um futuro sem racismo e intolerância. Crianças têm o direito de conhecer e de se relacionar com o mundo, em toda a sua totalidade.
A educação antirracista desperta a reflexão e exercita mudanças, pois ajuda a criar um clima de convivência cidadã, previne o fracasso escolar, ajuda a criar um clima de convivência e bem-estar nas escolas e contribui para formar cidadãos tolerantes em uma sociedade democrática.
Educadores e sociedade civil, precisamos nos ver como construtores de valores, contribuir para fortalecer na escola ambientes ricos em práticas e atividades educativas que cumpram seus objetivos e ao mesmo tempo expressem e façam viver e conviver com a diversidade.
Propor e exercitar trabalhos cooperativos, a mediação de conflitos, as assembleias de classe, os contratos pedagógicos, os eventos e outras práticas educativas. Precisamos, disseminar uma cultura da Paz, que realmente empodere os jovens estudantes com conhecimento.
Não basta falar sobre o antirracismo, refletir sobre os valores, é preciso praticá-los no dia-a-dia, sendo muito importante que esta nova visão seja incorporada tanto no que se refere ao trabalho em aula com o grupo-classe como na acolhida, seguimento e ajuda individual de cada aluno, e também em relação à regulação e à dinamização da vida coletiva.
OBJETIVOS:
Oferecer metodologias de trabalho para educação antirracista, desde a formação de docentes às práticas escolares.
Contribuir para uma educação formativa, bem como o ensino e a aprendizagem das diferentes culturas, apresentando possibilidades, variedades literár4ias, pesquisas, análises, questionamentos e conhecimento de si e do outro, utilizando como referencial as literaturas negras.
JUSTIFICATIVA:
Educar para a redução das desigualdades raciais, educar para relações étnico-raciais e possibilitando relações mais equânimes na diversidade sociocultural vivenciadas na sociedade brasileira.
Atenciosamente,Núcleo Pedagógico e Supervisão