Criada em 15 de dezembro de 1831, a corporação conta com um contingente de aproximadamente 85 mil homens e mulheres
A Polícia Militar do Estado de São Paulo completa exatos 190 anos de existência nesta quarta-feira (15). Nesses quase dois séculos, a Polícia Militar paulista participou de diversos momentos históricos para o estado e para o Brasil, empenhada sempre em manter a ordem pública.
Como uma das maiores forças de segurança pública do mundo, a PM construiu ao longo desse período uma estrutura técnica de gestão que oferece subsídios às políticas de segurança e atendimento à sociedade.
Atualmente, a corporação é considerada a maior polícia do Brasil e a terceira maior instituição militar da América Latina, com aproximadamente 85 mil homens e mulheres que trabalham para garantir a segurança em todo o estado. “A Polícia Militar de São Paulo é uma instituição de excelência em segurança pública e um grande patrimônio da população paulista. Sua história foi construída por bravos homens e mulheres comprometidos com o bem comum, com o desenvolvimento de São Paulo e do Brasil e, fundamentalmente, com a proteção das pessoas”, reforça o secretário de Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos.
O capitão Guedes, da Polícia Militar, relatou a sensação de fazer parte da corporação há 17 anos. “Busquei a Polícia Militar motivado pela possibilidade de ajudar as pessoas. Talvez nenhuma outra empresa, pública ou privada, pudesse me dar o retorno que a PM me dá, pois são quase dois séculos de história e doação de todos que me precederam”, disse.
Além disso, o capitão mencionou o fato de ter a oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas ao trabalhar na companhia. “Se pudesse voltar no tempo e recomeçar a minha vida com a idade que tinha quando ingressei na PM, faria tudo exatamente da mesma forma”, finalizou.
Fonte:R7.