Primeiramente, é preciso entender a definição das duas palavras. O Direito autoral consiste na proteção das relações de autores com a utilização das suas criações e obras intelectuais. Já o Copyright é o direito exclusivo de um(a) autor(a), compositor(a) ou editor(a) de imprimir, reproduzir ou vender obra literária, artística ou científica. É muito comum ouvir o termo Direito autoral no meio musical, onde quem cria a canção tem em mãos a decisão de como outras pessoas podem utiliza-la, isso se a canção estiver registrada, é claro!
Desta forma, o Copyright é o direito exclusivo de reprodução de conteúdos artísticos por aqueles que detêm o Direito autoral. Vale ressaltar que a proteção só se aplica para aqueles que registram a criação intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Suponhamos que você crie uma canção ou escreva um livro, registra e garante todos os direitos sob essa criação intelectual. Caso outros cantores queiram reproduzir a sua música ou uma editora deseje fazer cópias para vender seu livro, ambos precisam ter o direito ao copyright.
Toda criação precisa de registro para que não corra o risco de plágio. Sem o registro, a sua propriedade intelectual fica exposta e vulnerável, correndo o risco de ser copiada a qualquer momento. A Padma Marcas e Patentes realiza um trabalho sério e comprometido diariamente para proteger marcas e patentes. Em um processo descomplicado, a Padma Marcas e Patentes assegura o negócio dos seus clientes e afasta riscos relacionados à marca e patente.
*Para maiores esclarecimentos, caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a Padma Marcas e Patentes. Clique aqui e converse com um dos nossos agentes.
Acesse também https://www.padmaconsultoria.com.br/ e @consultoriapadma