Nessa época em que aumentamos a ingestão calórica, não devemos abandonar a rotina de atividade física, é importante também evitar o exagero nas frituras e no consumo de álcool.
Iniciando o mês das maiores festividades como podemos manter o projeto da boa forma e estilo de vida saudável e minimizar os prejuízos das festas de final de ano? Vamos jogar fora todo esforço realizado ao longo do ano?
O mês de dezembro começa com a festa de confraternização do trabalho, almoços e jantares dos amigos e familiares que não estarão presentes na ceia de Natal… e o pior, são eventos que ocorrem durante a semana, de segunda à quinta-feira, e o final de semana ainda estará por vir.
Além de aumentarmos a nossa ingestão calórica com a oferta de preparações elaboradas e bebida alcóolica nas festividades, costumamos reduzir a prática esportiva para estar presente nos eventos e para a compra dos presentes de Natal.
Não abandonar rotina de atividades é fundamental durante a parte final do ano.
Mas como podemos manter o equilíbrio entre não abandonar os nossos projetos (estilo de vida saudável, boa forma, barriga negativa, performance esportiva, etc…) e participar dos eventos de final de ano?
Veja algumas dicas para não perder o foco e todo esforço realizado ao longo do ano e não atrapalhar a performance nos treinos
1. Encontre um horário para realizar exercício físico. Não deixe de treinar. Ajuda a diminuir o estresse do dia. Precisamos fazer o contrário, aumentar o nosso gasto calórico, já que iremos comer e beber mais do que o habitual. Aumente mais um dia de atividade física. Para aqueles que possuem acompanhamento individualizado converse com o seu treinador para adequar os treinos. Aproveite os dias mais claros e mais longos para fazer exercício.
2. Entre as festas de confraternizações mantenha o seu planejamento alimentar. Siga a sua rotina de alimentação, organize a sua semana, a compra dos alimentos/lanchinhos, já haverá muitas exceções, portanto organize os demais dias. Se o evento é à noite, mantenha o controle ao longo do dia até o momento do evento e faça negociações. Retome o programa alimentar como se nada estivesse acontecido. Volte ao controle e a organização.
3. Beba com moderação, lembrando que 1g de álcool possui 7 kcal.
*1 lata cerveja 350ml: 150 kcal / 1 taça vinho tinto 175ml: 140 kcal
Intercale a ingestão de bebida alcóolica com água. Cuidado com os petiscos de bar, evite as frituras, dando preferência a espetinhos, brusquetas, carpaccios, ceviches, sanduiche de filé, caldinho de feijão, filé aperitivo.
4. Tente comer devagar, mastigando e degustando bem os alimentos. Existe uma comunicação entre o estômago e o cérebro que leva em torno de 15 a 20 minutos para sentirmos saciado. Lembrando que o prazer está na boca, quanto maior o tempo de contato do alimento na boca e na língua\papilas gustativas, maior é a sensação de prazer!
5. Não “tire férias” do seu treinador e da sua nutricionista, serão grandes aliados para minimizar os estragos das datas festivas. As comemorações de final de ano precisam ser negociadas, pois as datas realmente especiais ainda estarão por vir. A semana entre Natal e Reveillon, possui três encontros bem especiais, a ceia do dia 24, almoço de Natal e ceia da Festa de Reveillon. Nestes eventos a comida possui simbolismo e tradições familiares, são preparações especiais feitas carinhosamente, portanto nestes dias é que devemos aproveitar e comer o que realmente gostamos, mas sempre com moderação e sem culpa.
FINAL DE ANO
- FAZER O PROGRAMA ALIMENTAR O MELHOR QUE PUDER NO DIA A DIA E NEGOCIAR NOS EVENTOS
- RETOMAR SEMPRE O CONTROLE DA DIETA APÓS OS EVENTOS
- AUMENTAR A PRÁTICA ESPORTIVA
- NÃO DEIXAR DE FAZER EXERCÍCIO PARA COMPRAR PRESENTES DE NATAL. ORGANIZE SEU TEMPO!