O Programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção – realizou em Tupã a Operação Direção Segura Integrada, os bloqueios ocorreram entre a noite de sábado (8) e a madrugada do domingo (9) em dois pontos da cidade, um na avenida Tamoios e outro na rua Aimorés.
Ao todo, foram fiscalizados 290 condutores e veículos, e resultaram em 40 autuações. Sete veículos também foram recolhidos, destes 6 eram motocicletas.
- 12 CNHs recolhidas
- 12 recusas ao teste do etilômetro
- 01 embriaguez ao volante
- 08 licenciamentos vencidos
- 02 adulterações no escapamento
- 04 não habilitados
- entre outras naturezas diversas
Os condutores autuados por embriaguez ao volante ou recusa ao teste do etilômetro terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70, além de responderem a processo administrativo no Detran.SP com suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Caso voltem a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.
Pela Lei Seca (lei nº 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa.
Ação integrada
O Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, Ciretran, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, agilizando as providências decorrentes de cada abordagem, no local e no momento da iniciativa.
O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.
Já sabemos que bebida e direção, definitivamente, não combinam. Afinal, quem dirige embriagado coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a dos passageiros no veículo e das pessoas à sua volta.
Por isso, quando o tema é álcool e volante, a tolerância é zero.
A lei não permite nenhum nível de concentração de álcool por litro de sangue para dirigir. Uma vez que o álcool é ingerido, ele ficará presente no sangue, o que significa que utilizar de recursos como manter o estômago cheio, tomar banhos gelados ou tomar um café pode até diminuir a sensação de embriaguez, ao contrário do que muita gente pode imaginar, mas não elimina a substância.