RESUMO – VIA G1
Embaixada pede para brasileiros em Kiev ficarem em casa, exceto em caso de sirenes
”Este á um ato de guerra’, diz Embaixada da Ucrânia no Brasil sobre invasão russa
Em nota, a Embaixada da Ucrânia no Brasil classificou a invasão russa como um ato de guerra com objetivo de “destruir o Estado ucraniano” e ocupar o país.
‘Este é um ato de guerra, um ataque à soberania e integridade territorial da Ucrânia, uma grave violação da Carta das Nações Unidas e das normas e princípios fundamentais do direito internacional”, diz a embaixada.
“A Ucrânia apela à comunidade internacional para que aja imediatamente. Somente passos unidos e decisivos podem parar a agressão de Vladimir Putin contra a Ucrânia.”
Putin ordenou uma ação militar no leste da Ucrânia, onde estão as regiões separatistas que ele reconheceu como independentes
RESUMO – VIA G1
No entanto, a imprensa local relata movimentações em outras partes do território ucraniano, inclusive na capital Kiev
Ao discursar, o presidente russo fez ameaças e disse que quem tentar interferir sofrerá consequências nunca vistas
“Quem tentar interferir, ou ainda mais, criar ameaças para o nosso país e nosso povo, deve saber que a resposta da Rússia será imediata e levará a consequências como nunca antes experimentado na história”, disse o líder russo.
O Ocidente condenou imediatamente a decisão. A ONU pediu que Putin recue e Biden disse que a Rússia escolheu uma guerra de perdas catastróficas
É esperado que os países ocidentais anunciem, nas próximas horas, novas sanções para sufocar a economia russa. Um confronto direto com a Rússia é uma hipótese muito remota.
Embaixada pede para brasileiros em Kiev ficarem em casa, exceto em caso de sirenes
A Embaixada do Brasil na Ucrânia pediu para os brasileiros que moram em Kiev a ficarem em casa, exceto se houver ativação de sirenes.
Em mensagem aos cidadãos por meio de um aplicativo de mensagens, a representação diplomática orientou ainda os brasileiros a não se dirigirem à embaixada.