Famílias e professores, todos querem que suas crianças se tornem boas pessoas e que tenham sucesso em tudo o que fazem.
Qual será o melhor caminho para motivarmos nossos filhos e alunos?
Bem, podemos começar sendo o modelo a ser seguido, a inspiração que nossas crianças terão, as pessoas que eles admiram. Vimos no artigo anterior que as crianças aprendem imitando o comportamento das pessoas que as cercam.
Famílias e professores são as pessoas que mais passam tempo com a criança, podemos usar este tempo para ajudar a formar seu futuro de uma maneira positiva.
Vamos ver 5 maneiras de sermos o exemplo:
- Ter uma vida saudável:
Comer adequadamente e nos exercitarmos são hábitos que melhoram nossa própria vida e servem de exemplo para as crianças. A obesidade infantil pode levar à depressão e doenças. E nem precisamos ser tão “fitness”, estudos afirmam que a moderação já cumpre seu papel.
- Trabalho comunitário ou voluntário:
Torne um hábito ajudar a comunidade em que vive, seja no próprio bairro, escola ou em instituições da cidade e leve a família ou alunos. Esta é a melhor maneira de construir laços mais fortes, desenvolver habilidades de trabalho em grupo e mostrar a generosidade e empatia como valores importantes às crianças.
- Conte histórias de sua vida:
Não esconda sua própria história de conquistas e superações das crianças, compartilhe, quando apropriado, as experiências que te levaram a ser o adulto que é hoje! Compartilhe seus erros também. Assim eles vão entendendo aos poucos o que precisam para crescerem resilientes.
- Autocontrole:
Expressar suas emoções é saudável e reduz o estresse. Mas a maneira que fazermos isso na frente das crianças tem muitas consequências. Precisamos ter autocontrole na frente das crianças, principalmente com emoções negativas e reações agressivas.
- Aprenda a ouvir e a respeitar:
Se quisermos educar crianças confiantes, precisamos respeitá-las pelo que elas são e ouvir com atenção suas ideias e o que elas têm a dizer.
Nunca é tarde para nos tornarmos o modelo a ser seguido. E então? Vamos tentar?