Valor da água reajustado em 12,83% em São Paulo
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp, nos termos da Deliberação Arsesp 1.278, de 16 de março de 2022, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 17 de março de 2022, comunicou que suas tarifas foram reajustadas em 12,83%, em todo o estado, neste mês de maio/2022.
As tarifas praticadas pelas empresas de medição de consumo de água nos condomínios e casas paulistas, seguem o mesmo reajuste praticado pela companhia.
Por isso, sempre é bom reforçar alguns métodos de economia de água.
Com relação aos chuveiros por exemplo, existem chuveiros no mercado atual que podem consumir 40 litros de água por minuto de banho. Por meio de registro regulador de vazão é possível limitar este consumo de 6 a 9 litros de água por minuto, diminuindo significativamente o gasto geral de água do apartamento.
Para ter mais segurança é aconselhável procurar fornecedores participantes do PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade da Habitação do Governo Federal), conforme preconiza a Sabesp.
Para melhor desempenho de equipamentos economizadores é aconselhável ir a lojas especializadas, buscando pelo modelo de ducha que se adapta melhor à sua residência. Os economizadores, especialmente restritores de vazão ou redutores de pressão, diminuem consideravelmente a pressão/vazão de água no ponto de consumo.
Por isso devem ser instalados apenas nos pontos em que o condômino julgue ter pressão/vazão elevada e se for o caso, onde ele saiba que não vá diminuir consideravelmente o seu conforto.
Fonte: alpgrem.com.br