Educadores físicos realizam orientação gratuita com foco na qualidade de vida
A Prefeitura de Tupã oferece treinamento funcional e acesso a aparelhos de ginástica por meio da Academia da Saúde. Atualmente, 145 pessoas participam das atividades oferecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, visando melhorar a qualidade de vida.
Nas segundas e quartas-feiras, das 8h às 16h e das 18h30 às 20h30; ou ainda nas terças, quintas e sextas, das 8h às 20h30; a população pode receber treinamento funcional, que auxilia na melhora do equilíbrio, da flexibilidade e da força, assim como orientações de um Educador Físico na musculação.
“O foco da academia não é o ‘fitness’, é realmente melhorar a qualidade de vida dos participantes, diminuindo as doses de insulina, melhorando a pressão arterial, o colesterol ruim, e até suspendendo a medicação, conforme orientação médica”, explicou um dos profissionais da Academia da Saúde, Anderson Medeiros.
Conforme o educador físico, a unidade recebe livremente moradores de todas as regiões da cidade e pacientes com encaminhamento médico. Vale destacar que crianças a partir de 6 anos também podem se inscrever, a fim de reduzir os índices de sedentarismo e obesidade na infância.
Érica Leite Lamberti, também é professora na Academia da Saúde, e ressalta que a partir de uma ficha de avaliação, a equipe formada por ela, Anderson e por Nadya Betti desenvolve atividades adequadas às condições de saúde do participante e a faixa etária.
“A Academia da Saúde é como uma academia comum tem esteira, bicicleta, elíptico, todos os aparelhos de fortalecimento muscular. Atendemos uma quantidade limitada de pessoas por horário, em razão do tamanho do prédio e da atenção que precisa ser dada aos alunos”.
Este ano, a Academia está batendo recorde de participantes. É possível consultar a disponibilidade de vagas por horário na sede da Academia, que fica na Rua Grécia, 128 – zona sul (atrás da USF Josephina Mortaqua Pontelli “Setor S”) ou pelo telefone 3491-2329/ 3404-2200/ WhatsApp 996284312.
Por recomendação de amigos, Pedro Berengue, de 84 anos, e a esposa Maria Helena, participam da Academia da Saúde sempre que podem. “Acho que Tupã está de parabéns. Eu e minha esposa, a gente está muito feliz, a gente agradece à Secretaria de Saúde, por nos dar a oportunidade de ter uma academia maravilhosa como esta aqui, com um professor de qualidade”.