A Deputada Federal Renata Abreu está em seu segundo mandato, na última eleição foi reeleita pelo Estado de São Paulo com mais de 161 mil votos. Ela é a atual presidente nacional do Podemos, administradora de empresas, advogada e pós-graduada em Direito Eleitoral. É uma das líderes mais ativas da nova geração de políticos do Brasil.
CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE RENATA ABREU
INCLUSÃO SOCIAL
Renata é criadora do Projeto de Lei 143/2019, que obriga estabelecimentos a disponibilizarem atendimentos em Língua Brasileira de Sinais de Libras.
Ela também criou a PL 133/2019 que visa a realização de sessões de cinemas adaptadas para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e seus familiares.
MULHER
Autora do projeto que virou a Lei 13.931/2019, que obriga profissionais de Saúde a notificarem a polícia, no prazo de até 24 horas, indícios ou confirmação de violência contra a mulher atendida na rede pública ou privada.
Uma das autoras do projeto de lei que resultou na Lei da Importunação Sexual (Lei 13.718/18), que pune com até 5 anos de cadeia quem pratica ato libidinoso na presença de alguém e sem sua anuência.
“Além da Defesa da Mulher, tenho a Educação como uma das minhas principais lutas. Na área educacional proponho a inclusão de educação política e direitos do cidadão como matéria obrigatória nos currículos dos ensinos Fundamental e Médio e a valorização dos professores por meio de incentivos fiscais e salariais. Tenho a convicção de que a Educação é a ferramenta mais poderosa para transformar as pessoas e mudar o País”, conta Renata.
Ela é autora da PEC que coloca o acesso à internet como direito constitucional do cidadão.
PODEMOS
Fundadora do Podemos, 1º partido digital do país, onde o cidadão opina e orienta o voto dos parlamentares, ajudando a construir uma Nação mais justa.
Uma das deputadas federais mais atuantes no Congresso. Autora de 574 propostas, entre projetos de lei, PECs e outras proposituras tramitando no Congresso, sendo 280 apenas neste segundo mandato.
Em seu primeiro mandato (2015-2018) criou o blog Diário de uma Deputada Federal uma das principais ferramentas de transparência política no país, revelando os bastidores do Congresso nunca descortinados.
Transformou o antigo PTN no atual Podemos, fundado em 2017 com a missão de incorporar três pilares: transparência, participação e democracia direta, permitindo às pessoas decidirem os votos de seus parlamentares nas principais questões em discussão no Brasil, por meio de votações online no aplicativo do partido.
O Podemos nasceu com 4 parlamentares e menos de um ano depois tinha 17 deputados federais e 5 senadores da República, transformando-se no partido que mais cresceu no Brasil.
Nos dias de hoje o Podemos conta com 24 deputados estaduais em 12 Estados, 11 deputados federais e 9 senadores no Senado. Em 2018, nas eleições municipais, praticamente dobrou sua bancada de vereadores em todo o Brasil, ampliando de 764 para 1.524 eleitos. E elegeu 103 prefeitos (+243%).