Estudantes da Escola Municipal João Geraldo Iori com idades entre 7e 11 anos (2º ao 5º ano), vivenciou o clima de um processo eleitoral, com direito à diversas atividades, entre elas, formação de chapas, criação fictícia de partidos, escolher número, candidatos e criar uma proposta de governo. Além disso, confeccionaram “santinhos”, título de eleitor e fizeram apresentação de candidatos e propostas nas salas de aula e no pátio da escola.
O Projeto denominado “Eleição” foi idealizado na escola pelos professores de Linguagem e Tecnologia e informática Educativa, como alternativa de fazê-los compreender e vivenciar como funciona a política brasileira, simulando o processo eleitoral, desde a criação de um partido até as eleições.
A direção da escola explicou que na última quinta-feira (22) foi realizada a votação eletrônica nos candidatos de sua preferência. A votação foi realizada simulando as eleições realizadas no Brasil, totalmente digital e a dinâmica contou com a ajuda de toda a equipe escolar. Na sexta-feira (30) os eleitos tomam posse conforme programação do projeto.
“Desde a infância é possível exercer a cidadania e democracia, afinal é nesta fase que podemos desenvolver valores e princípios no ser humano. Para os alunos eleitores, o objetivo é a compreensão do voto certo, consciente, bem como a contribuição para o desenvolvimento da cidadania plena”, destacou a diretora da escola – Sirleine Lovato.
Projeto educativo movimentou os alunos do 2º ao 5º anos durante as últimas semanas / Fotos: Arquivo Escola