Pesquisa vai contribuir para desenvolvimento de ações futuras no município
O departamento de Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), iniciou na terça-feira (1) um censo animal em Tupã. O objetivo é mapear a população de animais, entre gatos e cachorros, e verificar se estão vacinados. As informações servirão para um levantamento de dados, que embasará as futuras ações do departamento.
Os agentes do CCZ iniciaram o censo pelo bairro da Vila Marajoara. Na sequência, os profissionais visitarão residências nos bairros Cohab I, Jardim Jaçanã e Santa Adélia.
De acordo com o chefe de setor de CCZ, Robison Luis, o censo deverá se estender para outros bairros do município no decorrer dos meses. Além de contribuir com futuras ações, como a vacinação antirrábica de rotina e campanhas de castração, a pesquisa ajudará a quantificar os pets do município.
“Saber a quantidade de cães e gatos que há em nossa cidade é fundamental para que possamos desenvolver ações e políticas públicas para os animais. Por isso, a gente pede a compreensão dos munícipes, pois nossos profissionais estarão indo de casa em casa para que possamos realizar o censo”, disse o chefe do setor de CCZ.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) devem colaborar com a pesquisa, fornecendo informações das residências visitadas nas áreas de abrangência. A idéia é que com o trabalho conjunto, o censo seja desenvolvido de forma mais prática e rápida.