O Museu dos Pioneiros de Varpa – Janis Erdbergs, retomou as atividades e segue apresentando aos visitantes os equipamentos agrícolas, ferramentas, roupas, utensílios, fotografias e muitos outros itens que contam a trajetória dos imigrantes vindos da Letônia para a região em 1922.
De quarta-feira a domingo, das 8h às 11h e das 12h às 17h, o museu fica aberto para receber o público.
O subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, destaca que sanando uma demanda antiga dos moradores, a nova guia do museu pertence à comunidade letã.
“Todo pessoal de Varpa sempre pediu para que ali tivesse alguém que conhece a história do local e da imigração do povo da Letônia para cá, e que também fale um pouco do idioma letão. A atendente Amanda Jurevitz é descendente de letos, e tem o perfil ideal para a função”.
Mantendo as características dos anos 1920, o espaço é apenas um dos pontos turísticos da região. Os visitantes também podem encontrar nas proximidades artes manuais, doces, pães e outros alimentos típicos da cultura europeia produzidos artesanalmente.
MUSEU DOS TROPEIROS
Criado em 2017, o Museu dos Tropeiros reúne mais de 2 mil peças, documentos, fotografias e objetos relacionados às comitivas tropeiras da região de Tupã e ao grupo dos “Chapéus Brancos”, que organizou o primeiro rodeio do município.
Aberto à visitação de segunda-feira a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O museu fica na Colônia da Fepasa – Centro, atrás da Praça Rui Barbosa.