Matrícula no ensino básico público ocorre apenas quando há vagas no sistema
A rede municipal de ensino começou a fase de transferência de estudantes em idade pré-escolar e do ensino fundamental (4 a 10 anos) para o ano letivo de 2023. Este processo é obrigatório para crianças que não estavam matriculadas na rede pública ou que desejam mudar de unidade.
Conforme informa a chefe de setor das Escolas Municipais de Educação Infantil, Miriam Servilha de Oliveira, a transferência para uma nova escola só é possível mediante vaga no sistema e, para isso, é necessário apresentar documentação específica. “Os pais devem comparecer na secretaria da escola desejada munidos das cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, comprovante de residência atualizado, e do RG ou CPF do responsável”, declara.
As aulas para os estudantes do pré I, pré II, e do 1º ao 5º ano começam em 1º de fevereiro e as rematrículas já estão concluídas. É possível tirar dúvidas pelo telefone (14) 3404-3550.
CRECHES
Na segunda-feira (16) haverá abertura de mais um período de solicitação de vaga para as creches da Rede Municipal de Ensino. Após cadastro na unidade, é preciso aguardar contato da secretaria, que confirma com a família a possibilidade de efetivar a matrícula.
A chefe de Setor das Creches Municipais, Andréia Benício, informa que as creches voltam a receber as crianças na quarta-feira (18), com a presença das Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI) para a fase de acolhimento e adaptação.
“Geralmente, os bebês de 1 a 2 anos sentem mais a entrada na Creche Escola. Por isso, às vezes é necessária uma adaptação gradativa. Já na faixa etária maior o estranhamento diminui, mas também há crianças que ainda necessitam dessa adaptação. Precisamos pensar no bem-estar das crianças de forma individual, pois cada uma é um ser único com características específicas”.
Os profissionais da educação retornam ao trabalho no dia 17 de janeiro, a fim de efetivar o planejamento das atividades e preparar os ambientes para promoção da socialização.
Segundo o secretário de Educação, Cultura e Esporte, professor Valdir Berti, no último ano a prefeitura investiu na ampliação do programa de tempo integral e na melhoria do ensino básico.
“Tupã oferece carga horária diária de 8 horas de ensino voltado ao desenvolvimento intelectual, cultural, físico, emocional, e social para alunos de quatro escolas municipais. Além de disponibilizar vagas no CEI (Centro de Educação Integrada) para alunos da Rede que estão fora do Programa de Ensino Integral”.