Além de recursos pedagógicos, escolas e creches poderão receber mais mobiliários
A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduc) adquiriu materiais didáticos e mobiliário novos para a Rede Municipal de ensino. Os itens contemplam estudantes do berçário ao 5º ano.
Conforme levantamento feito pelas equipes, a Prefeitura de Tupã investiu na aquisição de 30 mil livros; 90 carrinhos de bebês; 330 tatames/ tapetes de borracha; 1.500 maletas de material musical; além de brinquedos pedagógicos; televisores; materiais para sala de recurso, que atende crianças com necessidades educacionais específicas; ventiladores; mobília (mesas, armário, cadeiras); itens de cama, mesa e banho. Tudo está sendo distribuído conforme a demanda apresentada e a faixa etária atendida por cada escola.
“As aquisições são extremamente importantes para desenvolver as aprendizagens dos nossos pequenos, proporcionando experiências e vivências significativas. Os livros, por exemplo, estimulam o desenvolvimento da oralidade, da percepção, da atenção e do próprio gosto pela leitura, enquanto os brinquedos são de vital importância para o desenvolvimento simbólico, como no estímulo à imaginação, à capacidade de raciocínio, da autoestima e da cooperação”, explicou a Chefe de Setor de Formação Pedagógica de CMEI, Rosana Lovato.
Mas, os investimentos na Rede Municipal foram além da compra de produtos e de materiais pedagógicos. Pois, atendendo uma demanda do segmento de educação infantil, a prefeitura fará a contratação de professores com carga horária semanal de 40 horas para atuação nas creches escolas da rede municipal de ensino.
“Com o aumento do tempo de permanência dos professores nas creches escolas, os alunos poderão aprender mais e melhor. Visto que, o tempo de desenvolvimento de atividades ou de estímulo à aprendizagem será ampliado, de forma planejada, lúdica e significativa”, explicou o secretário da Seduc, professor Valdir Berti.
A mudança foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de Tupã, por meio de Decreto Municipal nº 9.860, de 16 de janeiro de 2023. Os profissionais que cumpriam 30 horas semanais ficarão à disposição da Seduc para vagas eventuais. As creches escolas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
Professor Valdir Berti, secretário de Educação