Oferecer políticas públicas de atendimento para os moradores em situação de rua é uma das preocupações da atual administração da Prefeitura da Estância Turística de Tupã.
Em uma reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e a presença de equipes das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, e Planejamento e Obras; representantes da Defensoria Pública, Judiciário, Polícia Civil e Militar, e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram debatidas ações a serem desenvolvidas para atender os indivíduos que vivem nessas condições.
Foi estabelecida a criação de uma Equipe de Abordagem com integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Secretaria de Saúde e a Defensoria Pública. A ideia é ir até as pessoas em situação de rua e criar um diálogo humanitário, no sentido de ajudar o indivíduo e encaminhá-lo para o local mais adequado.
Campanhas também serão desenvolvidas a fim de conscientizar a população para que saibam a melhor maneira de agir ao serem abordadas por pessoas em situação de rua. Com os munícipes tendo conhecimento das ações, facilitará o trabalho da equipe de abordagem em conseguir amparar e encaminhar esses indivíduos.
De acordo com o prefeito Caio Aoqui, a cidade de Tupã é conhecida por ter uma população acolhedora e solidária. No entanto, é necessário que medidas sejam tomadas para que o município não se transforme em destino para esse público.
“A gente sabe que o povo de Tupã ama ajudar o próximo, mas é necessário que a nossa cidade seja referência por conseguir tirar esses indivíduos dessa situação e oferecer a eles uma vida com mais qualidade e dignidade”, disse o prefeito.