Ação cumpre TAC que exige cultivo de 60 mil mudas em até cinco anos
Em apenas dois dias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente plantou aproximadamente duas mil mudas nativas no bairro Dom Quixote. Até o fim desta ação, 12 mil árvores deverão ser cultivadas com o propósito de cumprir o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) para arborização expedido às administrações passadas.
Conforme o secretário de Meio Ambiente, José Rodrigues – Zé Vinagre, o trabalho resulta de um compromisso assumido pelo prefeito Caio Aoqui e respeita o novo prazo estabelecido pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
“Deveríamos fazer o cultivo de 60 mil mudas até fevereiro de 2023, com multa diária caso a data fosse desrespeitada. Por isso, a prefeitura solicitou parcelamento da quantidade até 2028, dessa forma, temos que plantar ao menos 12 mil mudas por ano”.
Para ser possível ampliar a área verde de Tupã, a Secretaria mantém um trabalho contínuo de produção de mudas no Viveiro Municipal. O local fornece espécimes nativas e ornamentais, facilitando o cumprimento do TAC do Ministério Público de São Paulo.
O terreno público escolhido para abrigar este futuro bosque no Dom Quixote é parcialmente utilizado hoje como aterro de galhos e podas.