Usina Califórnia faz uso de tecnologias e recupera a produtividade pós seca de 2021

Venha conhecer toda a inovação que mudou a história da Usina

Na quarta, 08 de fevereiro, a Usina Califórnia de Parapuã, na região do oeste paulista, realiza o Encontro Tecnológico a fim de demonstrar, pela primeira vez, os benefícios que o uso de tecnologias inovadoras vem trazendo para a produtividade dos canaviais.

Essas tecnologias ajudaram na recuperação da dura estiagem que sofreram.

Terceira cultura mais relevante na composição do valor bruto da produção agrícola nacional, divulgada em 2020 pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento, a produção de cana-de- açúcar sofreu muito com as intempéries da safra 2021/22 devido a uma estiagem jamais vista nos últimos 90 anos de cultura.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), está prevista para a safra atual a estimativa de queda de 9,5% – cerca de 62 milhões de toneladas de matéria prima a menos em relação à safra 2020/21 – o que demonstra o quanto a cultura foi impactada pela seca que atingiu toda a região produtora do Centro-Sul do país.

Os efeitos climáticos adversos da estiagem, bem como os focos de incêndio durante o ciclo produtivo das lavouras, seguidos por baixas temperaturas, que trouxeram a geada nos meses de junho e julho, estão entre as principais causas desta drástica redução produtiva dos canaviais, principalmente nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Localizada na Alta Paulista, na cidade de Parapuã, o cenário desastroso também prejudicou os resultados de colheita na Usina Califórnia.

Alarmada com a situação, a direção da Usina buscou em tecnologias inovadoras um estímulo para a cana-de-açúcar se desenvolver melhor mesmo diante da escassez de água.

Desta forma, a partir de 2020, começou a aplicar o uso de tecnologias elicitoras em algumas áreas.

Desde o início das aplicações houve um incremento médio de 8% de TCH (Toneladas de cana por hectare) o que faz com que a Usina, ano após ano, venha ampliando o uso da tecnologia.

“Para esta próxima safra, após os resultados de seca, aumentamos as áreas com o uso de inovadoras tecnologias e esperamos uma considerável recuperação dos nossos canaviais em produtividade (TCH) e qualidade (ATR)”, afirma Ederson Galassi, Gerente Agrícola da Usina Califórnia.

Em paralelo aos resultados da adoção de novas tecnologias pela Usina Califórnia, serão apresentadas também informações do mercado sucroenergético, envolvendo perspectivas de preços e custos de produção agroindustriais.

A apresentação será feita por João Rosa (Botão), do Pecege Consultoria e Projetos, abordando os resultados da safra 22/23 e as expectativas para a safra 23/24, que se inicia em breve. Adicionalmente, conceitos de gestão de custos serão abordados, com foco, sobretudo, quanto à adoção de novas tecnologias e a melhora de eficiência do processo produtivo.

Encontro Tecnológico da Usina Califórnia

Participação Especial: João Rosa (Botão), do Pecege Consultoria e Projetos

DATA: 08/02  – INÍCIO: 8h30

LOCAL: SEST SENAT OSVALDO CRUZ – SP / Alameda Vasco Pigozzi, 2.250

Veja vídeo: Fim de Safra 2022/2023

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.