O vereador reforça, à população, o pedido de bom uso dos equipamentos, que não foram projetados para atividades físicas de adultos, mas para que crianças com e sem deficiência possam interagir de forma lúdica.
Tupã tem avançado na inclusão e acessibilidade, por meio da atuação do vereador Paulo César Soares, o “Paulo da Farmácia” (PSD). O parlamentar é autor de Indicação ao Poder Executivo Estadual e Municipal para a instalação do parquinho inclusivo da praça João Ângelo Colucci, no Parque Universitário II.
A estrutura já está em funcionamento e integra o pacote de investimentos do Programa “Cidade Acessível”. Após a Indicação do vereador e a liberação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a estrutura foi instalada pela Prefeitura de Tupã.
O vereador agradeceu à então secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracelis Costa, bem como ao prefeito de Tupã, pela execução das melhorias. “É importante que a cidade tenha mais espaços como esse. Esse parquinho está fazendo a diferença na vida de muita gente, junto com outros recursos que conseguimos em prol dos deficientes”, disse.
O prefeito de Tupã parabenizou o vereador e a dirigente da Apedet, que já atuou como conselheira municipal e estadual. Aoqui afirmou que a cidade tem avançado na inclusão. “O nosso trabalho é para que Tupã seja, cada vez mais, uma cidade accessível e inclusiva. É o respeito necessário à toda a população, que merece uma cidade mais agradável”, disse.
Para a tesoureira da Apedet, não apenas os deficientes ganham quando um playground como esse é instalado, mas toda a sociedade. “Precisamos ensinar nossas crianças a conviverem com pessoas deficientes. Elas precisam brincar juntas desde cedo, para que a inclusão seja algo natural, inerente da vida em sociedade”, destacou a ativista.
Ele mencionou ainda outras conquistas na área, como por exemplo a balança para pesagem de cadeirantes (instalada na UBS Dr. Walter Pimentel) e a van adaptada para atender deficientes, que foi integrada à frota municipal. Ambos os avanços ocorreram após Indicações e interlocução autoridades estaduais.