Unesp e Projeto Reciclóleo firmam termo de cooperação com a Prefeitura

A Prefeitura de Tupã firmou parceria com a Unesp e o projeto Reciclóleo para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, conscientização, coleta e reaproveitamento do óleo de cozinha usado. O termo de minuta de cooperação foi assinado na última quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, na sala de reuniões “Jornalista Valter Zômpero”.

A iniciativa disponibilizará tambores adequados para coleta e armazenamento de óleo em garrafa pet para todas as escolas municipais de Tupã, incluindo os distritos. Além disso, serão desenvolvidas atividades e palestras com a iniciativa privada e pública.

O termo de cooperação entre o projeto Reciclóleo/Unesp com a Prefeitura foi assinado pelo prefeito Caio Aoqui, professor Dr. Pedro Fernando Caetano (diretor da UNESP de Tupã) e professor Dr. Paulo dos Santos (coordenador do projeto), tendo como testemunhas Lairton Gomes (diretor administrativo da Sabesp) e o professor Valdir Berti (secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes).

As atividades do projeto foram iniciadas pela EMEF “João Geraldo Iori”, justamente no Dia Mundial da Água, com apresentação dos impactos do óleo de fritura no meio ambiente.

O prefeito Caio Aoqui agradeceu à Sabesp e à Unesp pela parceria que ajudará a melhorar ainda mais a qualidade de vida em Tupã, que é referência por ter 100% de água, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. “Esse projeto é um passo a mais na preservação do meio ambiente”, disse.

O projeto “Recicloleo”, desenvolvido por alunos da Unesp de Tupã, ficou entre os 25 melhores do Brasil no ENEB (Evento Nacional Enactus Brasil) em 2022

Reciclóleo

O projeto Reciclóleo realiza palestra de educação ambiental com crianças do ensino infantil. “Não haverá nenhum custo para a prefeitura”, ratificou o coordenador do projeto, professor Paulo dos Santos.

Ele também alcança a iniciativa privada, e profissionais liberais, com palestras, como as proferidas na AEATCOP (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Tecnólogos do Centro Oeste Paulista) na CERT e nas Faculdades FACCAT, que também terá ponto de óleo de fritura.

Na quinta-feira (23), por exemplo, alunos do Colégio Objetivo levaram 130 litros de óleo de fritura, que foram trocados por óleo novo para doar à Santa Casa de Tupã. O óleo velho será encaminhado para industrialização de sabão ou biodiesel, explicou o professor.

De acordo com dados da SABESP, cada litro de óleo de fritura polui até 25.000 litros de água, por isso, é importante desenvolver atividades lúdicas e didáticas, tendo como público alvo as crianças.

Meio Ambiente

As atividades desenvolvidas pelo município no Dia Mundial da Água foram intensas. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente esteve na avenida Tamoios onde distribui 150 mudas de árvores nativas e orientou à população. Além disso, mais de 200 alunos dos quartos e quintos anos da EMEF “João Geraldo Iori” participaram e interagiram durante palestra promovida pela empresa Global, prestadora de serviços à prefeitura.

De acordo com Luiz Fernando Dall´Acqua Rosa, a palestra proferida pelo engenheiro ambiental Renan Zambianqui visou conscientizar os estudantes sobre a importância da água e a preservação do meio ambiente.

“Por tudo isso que estamos fazendo no nosso governo, e a manutenção de projetos atuais, associado ao fato de que Tupã é uma cidade considerada 300% – com água tratada, esgoto coletado e tratado, o município tem grande preocupação com o meio ambiente, inclusive com a destinação final do lixo orgânico e reciclável”, disse o secretário do Meio Ambiente, José Rodrigues, o “Zé Vinagre”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.