Professor Doutor, André Piva, estuda e trabalha durante mais de 30 anos com a cultura e o turismo da Paraíba, em diferentes visões multidisciplinares
A Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, por proposição da Deputada Cida Ramos, entrega nesta sexta-feira (14), o Título de Cidadão Paraibano ao Professor Doutor André Luiz Piva, socialmente conhecido como Professor Piva. A cerimônia acontecerá às 9h, no Plenário José Mariz em João Pessoa.
O professor Piva, é reconhecido, principalmente, por ser o fundador do curso de turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e por ser o idealizador do maior projeto de extensão universitária em cultura do País: o “Paraíba Criativa”, que inclusive celebrará seus dez anos de atividade neste sábado (10). São 36 anos de moradia em João Pessoa.
Com transmissão on-line, a homenagem poderá ser acompanhada ao vivo pelo facebook do Tupãense Notícias.
Feliz com a homenagem, o professor declara que antes mesmo de chegar em João Pessoa, ele já conhecia a Paraíba em viagens a trabalho, e já era apaixonado pelas culturas da Paraíba, além, da beleza de suas praias, a sedução do seu verde, a autenticidade identitária do povo. “Eu sabia que aqui seria o meu lugar”.
Ele completa: “Por outro lado, depois de algum tempo, ao me dedicar às pesquisas docentes, no entrelaçamento entre comunicação e turismo, comecei a perceber como a incomensurável riqueza das artes e culturas locais não é devidamente valorizada, um recurso econômico ainda não entendido e devidamente trabalhado em alguns setores, principalmente nas políticas públicas do turismo e da cultura, entendimento que me levou a planejar e executar o Paraíba Criativa, hoje, entre suas outras realizações”.
Tupã está no seu coração
Natural de Presidente Prudente, cidade do sudoeste do estado de São Paulo, nasceu em 30 de agosto de 1955, sendo o quarto dos cinco filhos do casal Meredith Gomes de Carvalho, militar e instrutor de educação física, e Alice Piva de Carvalho, dona de casa e pequena comerciante.
Piva sempre declara sua gratidão pelos bons momentos vividos em Tupã, terra onde residem dois de seus filhos – a jornalista Ailime e o jornalista e veterinário Aman, além de outras raízes familiares, como seus netos.
Com a ida de seu pai para a Reserva do Exército Brasileiro, o Professor Piva, na idade de 11 anos, junto à sua família, em 1971 mudou-se para São Paulo, capital, e posteriormente, em 1971, para Tupã, cidade de interior do estado de São Paulo, da família materna, cujo pai, o italiano André Piva havia se fixado, na condição de pioneiro, no ano de 1928.
Em Tupã, durante o curso colegial (o dito segundo grau na formatação atual), deu início às suas atividades culturais no Grêmio Estudantil do Colégio Estadual Índia Vanuíre, principalmente por editar o pequeno e singelo jornal da entidade, porém uma atividade que injetou em suas veias a decisão de estudar jornalismo.
Na sua efervescente época de juventude em Tupã, André Piva, dos seus 15 aos 19 anos marcou sua vida com pronunciado ecletismo, ao ser membro do Rotaract Clube local, clube de serviços em que, junto aos demais membros, desenvolveu inúmeras ações filantrópicas e de ativismo cultural, a exemplo de planejamento, organização e realização de festivais de MPB e de outros eventos artístico-culturais, além de campanhas filantrópicas.
Curiosamente, André Piva, ainda se dedicou com muito entusiasmo a uma outra paixão, o futebol, sendo atleta de destaque em categorias juvenis, amadoras, com passagem pelo time profissional de sua cidade, o Tupã Futebol Clube, em curto período de tempo, além de declinar do convite para realizar testes em alguns grandes clubes do futebol brasileiro, inclusive no Corinthians Paulista, porém declinou da oferta ao decidir que seu foco profissional seria realmente o jornalismo e a comunicação.
Em 30 de setembro de 2014, o professor Piva foi agraciado com o honroso título de “Cidadão Pessoense” pelos seus relevantes serviços à cidade de João Pessoa
Paraíba Criativa – 10 anos
Programa de Extensão do curso de graduação em Turismo, do Centro de Comunicação e Artes (CCTA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), classificado pelos editais do PROEXT 2013, 2014, 2015 e 2016, do MEC – Ministério da Educação / SESu – Secretaria de Ensino Superior, organismo do Governo Federal que, portanto, financia as ações, cujo escopo é fomentar as produções culturais do estado da Paraíba, visando sua inserção na cadeia produtiva da economia da cultura do Estado, conforme as diretrizes da economia criativa.
O Paraíba Criativa é composto por quatro Projetos, desenvolvidos de forma independente em termos de execução operacional, porém interligados entre si para que alcancemos os objetivos do Programa: Portal Eletrônico, Inventário Cultural da Paraíba, Paraíba Criativa – Agência de Produção Cultural e Planejamento, organização e execução de eventos culturais.
“É muito bom saber que o Paraíba Criativa é a maior enciclopédia digital do Brasil dedicada a uma cultura regional, produto de mais de dez anos de muitos esforços, um trabalho de formiguinha que com o passar dos anos foi crescendo e não para. E agora, ao ser agraciado com o título de Cidadão Paraibano, um generoso presente da deputada Cida Ramos, a quem tanto agradeço, e dos demais deputados de nossa Assembleia, a quem também sou muito grato”, afirmou Piva.
O Professor André Piva também agradeceu aos professores e colaboradores do Paraíba Criativa, e às dezenas de alunos que no decorrer dos anos fizeram e fazem parte do Programa.
“Só posso estar muito feliz e satisfeito, e como sou irrequieto já estou mirando os 20 anos do Paraíba Criativa, isto se meu prazo de validade me permitir, pois a idade já está pesando um pouco, vamos ver até onde consigo chegar.”
Conheça mais sobre o homenageado
Prof. Associado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutorado em Cultura pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestrado em jornalismo, pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduação lato senso em Metodologias do Ensino Superior, em Metodologias da Comunicação (UFPB) e Preparação à Magistratura do Tribunal da Justiça da Paraíba. Graduado em Jornalismo, Relações Públicas e Direito. Experiência docente em diversas disciplinas das ciências sociais, comunicação e direito. Autor, diretor e produtor de espetáculos teatrais. Experiência profissional em jornalismo sindical, político e turístico; em diferentes atividades da comunicação; em elaboração de projetos acadêmico-científicos, inclusive para implantação de cursos de graduação e pós-graduação; consultoria, elaboração e gestão de projetos em turismo; planejamento e organização de eventos científicos e artístico-culturais, e exposições acadêmico-científicas. Pesquisador nas áreas de turismo e cultura, e da economia criativa da cultura. Idealizador e coordenador de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu; e de múltiplos projetos de extensão universitária, com destaque para o “Paraíba Criativa: a cultura paraibana no mundo da economia criativa”, o maior do país na área de cultura, também com o maior website sobre as artes e culturas de uma unidade federativa do Brasil.
Biografia informada pelo o autor