Energisa identifica furtos e fraudes de energia em imóveis da região, só em Tupã foram encontradas 5 irregularidades

A Energisa Sul-Sudeste realizou mais um trabalho intensivo de inspeções para combater furtos e fraudes de energia na região. Em Tupã, além das inspeções em imóveis residenciais, as equipes também atuaram em suspeitas de ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia de estabelecimentos comerciais.  

O coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, explica que essas inspeções fazem parte da rotina de atuação da Energisa.

“Nós realizamos esse trabalho de forma preventiva, com o intuito é zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes. Mas, infelizmente, há pessoas que insistem em arriscar a própria segurança e da vizinhança ao realizar intervenções na rede elétrica visando reduzir ou zerar o consumo de energia”. 

Considerando os riscos, Renan acrescenta que as intervenções na rede elétrica geralmente são feitas por quem não tem conhecimento técnico, podendo ocasionar um choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros. No caso desses estabelecimentos comerciais, o risco se estende aos frequentadores dos locais e população circunvizinha, além de onerar os clientes que pagam a conta de energia em dia.   

Em Tupã, só na última semana as equipes identificaram cinco irregularidades, sendo imóveis com ligações clandestinas feitas direto na rede da concessionária, bem como casas e estabelecimentos comerciais com medidores adulterados para impedir a contabilização do real consumo de energia no local.  

O total de energia desviada representa 258.132 kWh, o suficiente para abastecer 1.291 casas populares com consumo médio de 200 kWh durante um mês. Em cifras, o prejuízo ultrapassa R$ 206 mil. 

Além de Tupã, as equipes da Energisa inspecionaram imóveis de Assis, Cândido Mota, Palmital, Paraguaçu Paulista, Rancharia, Ribeirão do Sul e Tarumã. Somando as ações nessas localidades foram 32 irregularidades confirmadas, com prejuízo de R$ 486 mil e 609.535 kWh de energia recuperados, o que daria para abastecer 3.048 casas durante um mês.  

“Os furtos e fraudes na rede impactam na qualidade do fornecimento de energia elétrica, na arrecadação de impostos e na receita da empresa, o que compromete os investimentos em melhorias e serviços que beneficiam todos os clientes regularmente ligados ao sistema de distribuição de energia”, expõe Renan.    

Vale ressaltar que o prejuízo da energia desviada acaba sendo dividido entre os consumidores que pagam a conta em dia. Por isso a importância da comunidade denunciar a prática”, acrescenta Renan.   

A denúncia pode ser feita nos canais de atendimento da Energisa, e a identidade do denunciante é mantida em total anonimato. Basta acessar www.energisa.com.br na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.      

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Imprimir

Sobre o autor

Picture of Equipe Tupãense Notícias

Equipe Tupãense Notícias

O portal Tupãense reúne os melhores produtores de conteúdo da região para fornecer a você notícias de alta qualidade.

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Últimas notícias

Proibida a reprodução total ou parcial.

Para licenciar este conteúdo e reproduzi-lo
entre em contato com nossa equipe comercial.