Com a meta de vacinar pelo menos 90% das pessoas de cada grupo apto a tomar o imunizante contra a gripe, a população pertencente ao público-alvo da campanha já pode participar da ação de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, na UBS ou USF mais próxima.
Desde a sua criação em 1999, a campanha nacional de imunização contra a influenza tem adesão da população todos os anos e reduz a gravidade dessa infecção viral de fácil disseminação, que afeta o sistema respiratório.
O Ministério da Saúde disponibilizará doses aos municípios até 31 de maio. As pessoas convocadas para participar têm maior risco de desenvolver complicações e internações graves, por isso a ampla participação é tão importante. Sendo elas:
- Crianças de 6 meses a 5 anos;
- Trabalhador da Saúde: todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, tanto os profissionais da saúde, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, etc.;
- Gestantes e Puérperas: grávidas e todas as mulheres no período até 45 dias após o parto;
- Professores do ensino básico e superior;
- Idosos com 60 anos ou mais de idade;
- Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade como: diabetes, Imunossupressão, Obesos, Transplantados, Portadores de trissomias, e doenças crônicas (respiratória cardíaca, renal, hepática ou neurológica);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Para participar, basta apresentar o CPF, a caderneta de vacina comum, e algum documento que comprove pertencer a alguma das populações convocadas.
Público-alvo definido pelo Ministério da Saúde deve receber dose contra a gripe comum – Roberto Dziura Jr/AEN