Prefeitura orienta agricultores sobre o CEP Rural
A Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, está orientando os proprietários do município de Tupã sobre o Programa Rotas Rurais, que disponibilizou o endereçamento digital para as 998 propriedades rurais.
O endereçamento digital nada mais é que o CEP – Código de Endereçamento Postal agora também para o perímetro rural. O CEP Rural está disponível para os aplicativos de navegação Google Maps, Waze, e etc.
Para o proprietário rural usufruir da ferramenta e acessar os serviços públicos como segurança, saúde, educação e ter facilitado a aquisição de insumos e a logística de distribuição de seus produtos é preciso colocar sua propriedade no mapa.
Para fazer o procedimento, o cidadão precisa baixar o aplicativo Rotas Rurais no seu celular, cadastrar-se e marcar a entrada principal de sua propriedade. É importante responder ao questionário para ajudar na identificação das necessidades específicas de sua região.
“Se o proprietário quiser, o cadastramento poderá ser feito na Secretaria de Agricultura, por meio de um técnico responsável e habilitado. Em seguida, o interessado já receberá o PlusCode – que é CEP Rural”, explicou o secretário da Pasta, Anderson Luiz.
- A Secretaria de Agricultura está localizada à rua Adamantina, 60, Jardim Paulista. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para tirar dúvidas, o telefone de contato é o 3441-1310
Potencializando o turismo rural
O Programa Rotas Rurais gera negócio e potencializa o turismo rural, de acordo com o governo de São Paulo ao endereçar 288 mil propriedades rurais em todo o Estado e rotear mais de 57 mil quilômetros de estradas rurais.
E para levar dignidade e cidadania ao campo, o Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, criou o Programa Rotas Rurais, que tem parceria com o Google e visa mapear e geolocalizar todas as propriedades rurais do Estado de São Paulo.
O programa, que é totalmente gratuito, não se limita apenas a propriedades rurais, ele realiza também o mapeamento de restaurantes, escolas e comércios. Para se ter uma ideia da importância de fazer esse levantamento rural, de acordo com o último dado realizado pelo Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA), no estado de São Paulo algo em torno de 340 mil propriedades estão na zona rural. Estima-se que cerca de 2 milhões de produtores rurais ainda não possuem endereço.
“A partir desse levantamento e o endereçamento digital vai ser possível mesmo quem não conhece a região rural de Tupã, encontrar qualquer propriedade e ou estabelecimento comercial, restaurante, bar, pousada, hotel, entre outros, o que evidentemente potencializará o setor do agro e também o turismo rural. Para confirmar a importância desse trabalho, o Programa Rotas Rurais mapeou mais 84 km de novas estradas rurais só no município de Tupã”, pontuou o prefeito Caio Aoqui.