Em relacionamentos abusivos, a violência é confundida com amor e carinho – Foto: LoloStock via Adobe Stock
No Reality Show Brasileiro (BBB) neste ano de 2023, aconteceu uma situação onde o “relacionamento abusivo” foi pauta durante o programa e o então apresentador – Tadeu Schmidt, em um dos seus discursos destacou:
“Eu tô aqui pra fazer um alerta antes que seja tarde. Quem tá envolvido num relacionamento, talvez nem perceba, talvez acha que é normal. Mas quem tá de fora, consegue enxergar quando os limites estão prestes a ser gravemente ultrapassados”, disse o apresentador.
Acontece que muitas vezes uma pessoa que está em um relacionamento abusivo não percebe e acaba achando que é normal.
A psicologa Josiane Carvalho, alerta que o relacionamento abusivo pode começar de forma sutil, através de comentários que afetem a autonomia e a autoestima da vítima, além de isolar a pessoa da sua rede de apoio. Imagem ilustrativa – internet
Primeiramente vamos entender o que é um relacionamento abusivo?
“É definido como uma relação que apresenta abusos de ordem física ou emocional, onde o outro utiliza o poder para controlar, seja por uso de roupas, amizades, redes sociais, ciúmes excessivos, vitimização etc.”
Identificar um relacionamento abusivo não é fácil, pelo fato de nem sempre ter uma agressão física e por muitas vezes os abusos acontecerem em tom de brincadeira ou por mensagem subliminares: “amor, como você é burrinha” “nossa, você é tão lerdinha”, “Tira esse vestido, você fica muito mais linda de calça jeans e camiseta”, “Você come demais, não percebe que esta enorme”…
No início esses abusos acontecem sempre tentando diminuir a pessoa por meio de “brincadeirinhas” e esses primeiros sinais podem parecer bobinhos, mas não é.
Em outras fases, o abuso pode evoluir para agressões físicas, como beliscões, empurrões, tapas, socos, chutes, apertões, e pode inclusive deixar marcas visíveis: olho roxo, marcas pelo corpo, cortes e ossos quebrados. Normalmente é o momento que as mulheres percebem o abuso e decidem sair da relação.
E é durante momentos como esses, que o relacionamento entra na fase mais desafiadora, pois o abusador sente que está perdendo o controle da vítima e mostra arrependimento, diz que isso não vai acontecer de novo, fala que perdeu a cabeça, manda flores, sugere uma viagem, uma nova “lua de mel”, e muitas vezes a mulher acredita e acaba perdoando, voltando novamente para fase inicial dos abusos.
Quando a mulher toma a decisão de sair do relacionamento abusivo, ela está fragilizada e desacreditada de si mesmo, o apoio de amigos e familiares é de extrema importância.
Quem vive ou viveu um relacionamento abusivo, precisa de ajuda, ela precisa fortalecer e trabalhar a recuperação da sua autoestima e do amor-próprio. É preciso que a mulher esteja muito forte e segura de si para encerrar esse ciclo.
Além disso, existem serviços públicos criados para ajudar mulheres a superar a violência psicológica e/ou física, qualquer pessoa pode fazer uma denúncia anônima ligando para o número 180, central de atendimento à Mulher.
Confira: 3 coisas que você está fazendo e está acabando com sua saúde mental (Clique)
Ame a sua vida, ame a si mesma, se respeite, se conheça, só assim você conseguirá fazer escolhas certas para sua vida e discernir o que é bom ou ruim para sua vida.
Até a próxima! Espero que esse conteúdo tenha te ajudado. Gostou? Mande uma mensagem pra mim no instagram com seu feedback: @josianec.psicologa