Neste sábado (15), acontecerá em Tupã, o primeiro 1º Mutirão de Retificação de Registro “Respeito tem nome!” realizado pela Organização LGBT+ Tibira de Tupã, junto a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com apoio da Subsecretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Tupã.
A campanha visa a retificação dos documentos de forma gratuita para pessoas Transsexuais e Travestis do município de Tupã e região. Além disso, haverá um coffee break com presença ilustres de figuras públicas falando da importância do evento.
A expectativa é de que mais de 20 pessoas tenham suas documentações regularizadas de forma gratuita, o que, por outras vias, custaria mais de R$ 200.
Para Wesley, fundador da instituição e Vinicius Gabriel co fundador “a ação tem um impacto sem precedentes nas vidas dessas pessoas, ainda mais vivendo no país que mais mata travestis e transexuais, uma vez que façam valer seu nome de forma legítima. É uma forma de retomada da cidadania de forma efetiva, tendo garantia do direito e respeito a sua identidade de gênero e nome”.
Para participar, é necessário comparecer no dia, às 8h na rua João Tavares do Couto – 15, munidos do RG, CPF, comprovante de residência e Certidão de Nascimento.