A psicoterapia é um espaço seguro onde podemos explorar nossos sentimentos e pensamentos mais profundos – Psicóloga Josiane Carvalho (CRP 06/146660)
Por mais que hoje o processo de terapia é mais solicitado e aceito, ainda existem muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e também sobre quem tem a necessidade de passar por esse processo. Te convido a entender um pouco mais sobre esse assunto.
Para quem é a psicoterapia?
Precisamos desmistificar aquela ideia de que terapia é só para “loucos” ou para quem tem problemas mentais graves. A terapia é para todos! Todos nós precisamos aprender a gerenciar as nossas emoções, olhar e aceitar a nossa história, ter autoconhecimento para entender o porquê agimos, nos comportamos e aceitamos determinadas situações. É preciso também conhecer bem as nossas habilidades para alcançar os nossos objetivos com êxito, e tudo isso a psicoterapia proporciona.
A psicoterapia não trata só aquilo que possa estar nos gerando algum incômodo ou sofrimento emocional, mas também para que se desenvolva o nosso potencial. Afinal, tudo o que buscamos nessa vida é ser feliz, não é? A felicidade não é só uma ausência de problemas, mas é também uma construção.
A psicoterapia é uma jornada de crescimento contínuo!
Como é o processo de psicoterapia? Qual a diferença de conversar com um amigo ou conversar com um psicólogo?
O processo de psicologia tem sua metodologia, que se dá por meio da fala. Porém, não é uma fala corriqueira; é uma fala desenvolvida por meio de um método. Entende? Essa é a grande diferença, o psicólogo conduz uma conversa de forma profissional. O seu ouvir também será diferente.
“Eu sei que às vezes é difícil estar nesse processo porque as pessoas não são treinadas para identificar, perceber ou nomear as suas emoções, as pessoas têm uma tendência a banalizar aquilo que sentem ou pensam, sem entender que a forma que elas lidam com isso, pode trazer resultados muito diferentes na vida delas.”
A vida nos apresenta obstáculos que, às vezes, parecem intransponíveis. Através da psicoterapia, aprendemos habilidades de enfrentamento e resiliência, capacitando-nos a superar dificuldades com confiança e determinação.
E um medo muito comum é: o que eu devo falar na hora da sessão, quanto tempo dura, como que vai funcionar?
Essa questão do que falar é algum muito natural, e que flui de uma forma muito simples.
Pense que o profissional que está ali no momento, ele também vai fazer a parte dele, ele vai conduzir o processo e te orientar. Então não é só você que vai falar.
Dentro da terapia psicanalítica não existe um assunto pronto, ali você vai associar livremente, vai falar sobre aquilo que sentir vontade. Então fique tranquilo, o psicólogo vai saber como conduzir esse processo.
A terapia acontece uma vez na semana, exceto casos graves e agudos que pode ser mais de uma vez na semana. Cada sessão tem a duração de 50 minutos. E não existe um tempo limite para duração da psicoterapia, isso vai depender muito da demanda que levou a pessoa a buscar a terapia, então cada caso realmente é um caso.
“O profissional sempre vai ter uma postura de não julgamento. Ali é o espaço para você ser realmente quem você é. Assim como cuidamos do nosso corpo, também precisamos reservar um tempo para cuidar da nossa saúde mental.”
Que tal, começar a cuidar de você hoje mesmo? (Clique aqui e assista)