Com o objetivo de aumentar a fiscalização em estabelecimentos que realizam a compra e venda de materiais como cobre, alumínio, ferro e metal, a Polícia Militar em conjunto com a Prefeitura de Tupã, Agentes de Fiscalização, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram visitas de orientações e fiscalizações nos ferros-velhos e desmanches da cidade entre terça (25) e quinta-feira (27) deste mês.
A visita de orientação é direcionada para estabelecimentos que comercializam materiais ferrosos.
“Buscamos evitar a compra e venda desses materiais, e assim coibir furtos de fiações de cobre e peças metálicas pertencentes ao patrimônio público e privado, como nos casos registrados pela PM nos cemitérios da cidade”, explicou o Capitão André Vander – Comandante da 2º Companhia.
Ele reforçou que a Operação visa não apenas combater práticas ilícitas, mas também educar os empresários do setor sobre a gravidade de comprar metais sem verificar sua procedência.
Tupã tem sido afetada por furtos frequentes de fiação, além de outros materiais, causando prejuízos à comunidade e aos cofres públicos. Os furtos são incentivados pela demanda na receptação desses materiais roubados e pela sensação de impunidade por parte dos gatunos.
Durante a operação, os estabelecimentos foram criteriosamente vistoriados e verificados quanto à documentação de emissão de alvará e à apresentação de nota fiscal de compra e venda de materiais, entre outros aspectos legais. Um Boletim de Ocorrência da Polícia Militar foi registrado e diversas infrações administrativas elaboradas pelas equipes municipais.
“Operações como essa são de extrema importância para inibir atos futuros, pois atingem e interrompem a cadeia do comércio ilegal, tornando nossa cidade mais segura para todos os cidadãos”, finalizou o Capitão.
A Lei Municipal 54/2022 que dispõe sobre a política de prevenção de combate de furtos e roubos de materiais metálicos é materializada através da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar demonstrando assim o compromisso mútuo em zelar pela segurança e bem-estar da população tupãense, promovendo um ambiente mais seguro e protegido contra ações criminosas relacionadas ao comércio de materiais furtados.