Projeto atende 50 atletas na zona sul e recebeu equipamento do extinto Jovem Talento
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos realizou entrega de 183 equipamentos de treino para o projeto “Luta Social”, que oferece tae-kwon-do à crianças e jovens atendidas pelo GAV (Grupo de Amigos Voluntários de Tupã). Cerca de 50 atletas poderão ser beneficiados com os itens.
São 58 faixas brancas, 52 conjuntos, 35 peças de tatame, 15 raquetes de golpe, 10 quimonos, 8 capacetes, 2 aparadores de chute, 1 par de luvas, 1 saco de areia e 1 aparador de socos.
Segundo a secretária responsável pela Pasta, a destinação deste material é mais uma forma de reconhecimento do trabalho realizado pela instituição, que cumpre os critérios do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de promoção à proteção e à defesa da infância e da juventude.
Ela afirma que a entrega do equipamento resulta indiretamente da implantação do ensino em tempo integral. “Graças ao prefeito Caio Aoqui temos muitas escolas em período integral, e por isso não temos mais crianças nas ruas no contraturno escolar. Por isso, encerramos o projeto Jovem Talento e ficamos com o material parado, enquanto havia crianças treinando aqui. Por que a gente não junta as duas coisas? O material tem que estar onde as crianças estão”, destacou.
A instituição constitui a Associação Educacional, Cultural, Social e Esportiva de Tupã. Com a dedicação da diretoria, voluntários e profissionais contratados, é possível manter o “Luta Social”, além das modalidades de canto, violão e reforço pedagógico para aproximadamente 70 crianças de 5 a 18 anos.
A coordenadora de Projetos do GAV, Gabriela Natália dos Reis Oliveira, conta que nos cinco anos do projeto de tae-kwon-do, o número de atendidos aumentou bastante e há lista de espera para ingressar nos diferentes segmentos disponíveis.
“No início, os professores eram voluntários, mas hoje recebemos subsidio da Secretaria de Esportes, por meio de Chamamento Público (nº 1/2023), então os profissionais são remunerados. As crianças gostam, demonstram muito emprenho e, na medida do possível, os que tem condições de competir participam de campeonatos”, informou.
- Uma assistente social e uma psicóloga realizam plantões de orientação às famílias e atendem os interessados em se matricular às segundas, quartas e sextas, a partir das 18h, na Avenida Pedro Pereira de Souza, 109 – Vila Santa Rita de Cassia.